Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Procura-se doadores

Estoque de sangue do Hemocentro de Goiás está abaixo do ideal

Confira como e onde doar | 01.09.14 - 09:50 Estoque de sangue do Hemocentro de Goiás está abaixo do ideal (Foto: Ângela Scalon)
 
A Redação
 
Goiânia - O estoque de sangue do Hemocentro de Goiás (Hemogo) está abaixo do mínimo necessário. A afirmação é da coordenadora da Divisão de Captação de Medula Óssea do Hemogo, Ludmila Ferreira.

“Nós somos um Hemocentro público e atendemos mais de 80 hospitais no Estado. Nossa demanda é muito maior que a de outros lugares. Hoje temos muita dificuldade para conseguir doadores fidelizados”, disse Ludmila. O Hemocentro coleta, em média, de 50 a 60 bolsas de sangue por dia. 
 
O mínimo necessário seriam 150 bolsas todos os dias. “Esses 50 a 60 doadores que comparecem ao Hemocentro todos os dias são, em sua maioria, fidelizados. Algumas doações são de reposição de pessoas que têm familiares internados em algum hospital. Se cada pessoa doasse sangue duas vezes ao ano, não teríamos problema com o estoque”, completa.
 
Yara Cristina Pereira, de 18 anos, não tem nenhum familiar ou amigo hospitalizado precisando de sangue, mas por se preocupar com o próximo, compareceu à sede do Hemogo (Avenida Anhanguera, nº 5195 – Setor Oeste) e fez sua primeira doação de sangue.

“Eu tomei essa iniciativa para ajudar muitas pessoas que precisam. Essa é a primeira vez que estou doando e pretendo repetir sempre, de três em três meses. A doação é tranquila,  eu não tive nenhuma reação e é tudo muito rápido”, destaca Yara Cristina.
 
Atendimento na capital e no interior
O Hemogo tem unidades de coleta em Goiânia e no interior, nos municípios de Jataí, Catalão, Ceres e Rio Verde, onde funcionam os Hemocentros Regionais. “Nós temos também o Hospital das Clínicas (HC), que é uma unidade nossa de coleta, além de Porangatu, Quirinópolis e vários outros lugares no Estado”, lembra Ludmila Ferreira.

A rede privada também faz coleta, mas apenas para os hospitais particulares. O Hemocentro de Goiás é a única unidade que distribui para a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Quem pode doar
Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos e ter se alimentado bem, pois o procedimento não pode ser realizado em jejum. “O doador não pode ter doença infecciosa, não pode ser portador de HIV, hepatite B, hepatite C e Chagas. O uso de medicamentos, em alguns casos, também é impedimento parar a doação. Os critérios para a doação de sangue são bem rigorosos.

“Nós temos projetos em andamento com os grandes hospitais, com os doadores de reposição e também com as empresas para aumentar o estoque. Qualquer cidade do interior que tiver interesse em fazer a doação de sangue pode entrar em contato conosco que nós vamos até o local”, explica Ludmila. O Hemogo tem duas unidades móveis de coleta de sangue que se deslocam em Goiânia e no interior.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351