Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

D. José Negri

Papa nomeia novo bispo para Diocese de Santo Amaro, em São Paulo

Ele será o sucessor de d. Fernando Figueiredo | 30.10.14 - 15:11 Papa nomeia novo bispo para Diocese de Santo Amaro, em São Paulo (Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS)
São Paulo - O papa Francisco nomeou ontem o bispo de Blumenau (SC), d. José Negri, como coadjutor da Diocese de Santo Amaro, zona sul da capital paulista. Ele será o sucessor de d. Fernando Figueiredo, que faz 75 anos em 1º de dezembro e, portanto, deve renunciar e tornar-se bispo emérito.

Nascido em Milão, Itália, em 18 de setembro de 1959, d. José estudou em Monza e foi ordenado em 1986. No Brasil, atuou em Frutal (MG), Palhoça (SC), Florianópolis (SC) e Brusque (SC). Em 2009, foi nomeado bispo de Blumenau (SC). Considerado progressista e com grande atuação pastoral, ele terá pela frente diocese em que se destaca o padre Marcelo Rossi, ligado ao movimento da Renovação Carismática Católica (RCC), fortemente espiritualizado de linha conservadora.

"Aprendi que um sábio precisa ter a boca pequena e as orelhas grandes. No primeiro momento, vou entender a realidade local, para só em seguida entrar de cabeça no trabalho pastoral", disse d. José, ontem, ao Estado. "A coisa bonita de um bispo é saber acolher a todos os carismas e valorizá-los.

Padre Marcelo tem grande carisma; mas quem sabe outros carismas diferentes existam na diocese." Padre Marcelo foi procurado pela reportagem. Sua assessoria de imprensa informou que, por razões hierárquicas, ele não falaria sobre o novo bispo. Em Santa Catarina, o clima já é de saudade.

"D. José deixou aqui a marca de um pastor. Ele acredita na importância dos movimentos sociais, ressaltando que colaboram para uma maior justiça. Deixou isso muito forte", disse o padre Raul Kestring. "Vai fazer falta." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. (Agência Estado)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 04.03.2019 05:20 Fernando Luis Mancini

    Um choque teológico realmente, considerando que Dom Fernando Figueiredo era ultraconservador em todos os aspectos possíveis e imaginários.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351