Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Segurança e saúde

Aparecida recebe micro-ônibus equipado com câmeras para enfrentar o crack

Veículo será base móvel de monitoramento | 20.11.14 - 20:01 Aparecida recebe micro-ônibus equipado com câmeras para enfrentar o crack (Fotos: Valdir Antunes)
A Redação

Aparecida de Goiânia (GO) - A Guarda Civil Municipal (GCM) recebeu nesta quinta-feira (20/11) novos veículos e equipamentos destinados ao combate ao crack. o principal deles é um micro-ônibus adaptado com consultório ambulatorial e equipado com câmeras, monitores e antena. Funciona como uma base móvel de videomonitoramento para identificar as ações de policiamento os locais de venda e consumo de drogas.

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), entregou à GCM, além do micro-ônibus, dois novos veículos e duas motos XRE-300 adquiridos por meio do programa “Crack, é possível vencer”, coordenado pelo Ministério da Justiça, do Governo Federal. O trabalho será desenvolvido de forma integrada pela secretarias de Defesa Social e Guarda Civil Municipal e Saúde. “Sempre afirmei que o Crack é o mal do século e essa parceria é importante para ajudar no enfrentamento deste mal”, afirmou Maguito.
 
Os dois novos veículos de passeio e duas motocicletas atuarão junto ao micro-ônibus em operações de combate às drogas. O pequeno centro de comando e controle dará suporte tecnológico aos profissionais de segurança pública que acompanham as imagens de câmeras de monitoramento fixadas em pontos de maior vulnerabilidade.
 
Três são os eixos em que atuam o programa: cuidado, autoridade e prevenção. A Secretaria de Defesa Social atua no eixo da autoridade e concentrará forças no enfrentamento ao crime organizado de tráfico de drogas, contanto com a participação de 45 guardas municipais treinados para esse fim.

Também participarão profissionais da área de saúde e de assistência social, realizando um trabalho integrado para garantir os direitos do usuário de crack.


Guardas municipais vão operar o sistema de monitoramento
 
“Dentro desses três aspectos, o programa integra vários grupos sociais, trabalhando, simultaneamente, na prevenção, no combate, na reabilitação e na reintegração social”, enfatizou o secretário de Defesa Social e Guarda Civil, Sargento Jonas Cachoeira.


O programa "Crack, é possível vencer" foi lançado, em 2011, pela presidenta Dilma Rousseff, e, em agosto de 2013, recebeu a adesão dos 27 estados brasileiros. Seu principal objetivo é atuar na prevenção e enfrentamento ao uso do crack, por meio do cuidado integral ao usuário.
 
Recentemente, o Ministério da Saúde reconheceu que Aparecida é referência no enfrentamento ao crack e outras drogas em função da implantação do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e Consultório de Rua. Além de mais três CAPS infanto-juvenil.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351