Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Valor médio das compras é de R$ 423 | 28.11.14 - 16:39
(Foto: Marcos Santos/ USP Imagens) São Paulo - Até o meio-dia desta sexta-feira (28/11), a Black Friday já gerou faturamento de R$ 248,8 milhões no Brasil apenas nas vendas pela internet. A promoção é inspirada em evento criado nos Estados Unidos por causa do feriado de Ação de Graças e promete grandes descontos nos produtos.
Foram 588.046 negócios com tíquete médio de R$ 423. A categoria mais procurada (42,27% das buscas) é a de eletrônicos, de acordo com o Busca Descontos, que organiza o evento, e a Clear Sale, especializada na prevenção de fraudes. Oficialmente iniciada à meia-noite desta sexta-feira, a promoção abrange também lojas físicas de diversos segmentos e vai até o sábado (29) ou o domingo (30), dependendo do estabelecimento.
Em São Paulo, o supermercado Extra localizado na Avenida Ricardo Jafet, no Ipiranga, teve que adiantar na noite desta quinta-feira (27) em duas horas o início da liquidação em razão de um tumulto de consumidores. Os descontos chegaram a 70%. A maior procura foi por eletrodomésticos, principalmente televisores de LED.
Modelos das marcas Samsung e Semp Toshiba foram disponibilizados no hall de entrada principal do supermercado e disputados sem cerimônia pelos consumidores, entre esbarrões e choques entre os carrinhos de compra. Um funcionário atualizava a contagem regressiva à medida que o relógio se aproximava das 22 horas desta quinta-feira e deu a largada para o início das compras sem atraso, comando para o imediato ataque à pilha de aparelhos de TV.
Sem tanta comodidade na maioria dos casos, os consumidores encheram os carrinhos de compra com os mais variados produtos, que poderiam ser parcelados em dez vezes - ou 20, se o cliente tivesse o cartão de compras do Extra. Além de eletrodomésticos, smartphones, utensílios de uso doméstico, alimentos e bebidas alcoólicas tiveram seus preços reduzidos e se manterão assim até a meia-noite de sábado.
O efetivo de funcionários foi reforçado por causa da data. A Black Friday se consolidou como a data mais importante para o comércio eletrônico no Brasil. Em 2014, a expectativa do setor é de que as vendas apenas nesta sexta-feira, 28, ultrapassem a marca de R$ 1 bilhão pela primeira vez. (Agência Estado)