Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Investigação

Quadrilha planejava assalto a carro-forte em Goiânia desde dezembro

Polícia comunitária ajudou na prisão do grupo | 28.01.15 - 15:01 Quadrilha planejava assalto a carro-forte em Goiânia desde dezembro Polícia Civil apresentou suspeitos que foram presos horas depois do crime (Foto: Mônica Parreira/A Redação)
 
Mônica Parreira
 
Goiânia - A tentativa frustrada de assalto a um carro-forte na manhã de terça-feira (27/1), em Goiânia, era planejada desde dezembro do ano passado. A informação é da Polícia Civil que, nesta quarta-feira (28), apresentou sete pessoas detidas horas depois do crime. Um outro suspeito ficou ferido e está hospitalizado, enquanto dois acabaram morrendo em troca de tiros com seguranças.
 
Segundo o major da Polícia Militar (PM) André William, a participação de moradores do Jardins do Cerrado VII foi essencial para deter os suspeitos. "Populares que fazem parte da polícia comunitária desconfiaram de uma movimentação de veículos no bairro e acabaram nos acionando", disse. 

Leia mais:
Tentativa de roubo a carro-forte na T-9 acaba com dois assaltantes mortos
 
No local, policiais prenderam dois envolvidos na tentativa de assalto, o que acabou levando aos demais. O grupo também chegou a alugar um imóvel no município de Goianira (GO), Região Metropolitana de Goiânia, onde foram localizados outros integrantes. 
 
Ação
O delegado Alex Vasconcellos, do Grupo de Antiroubos a Bancos da Delegacia Estadual de Investigação Criminal (Deic), informou que a ação foi planejada por Givaldo Pereira da Cruz. O homem, que acabou morto, teria convidado amigos que moravam na Bahia para o crime. "Ele classificava o assalto como uma ação fácil", disse. 
 

Nove armas foram apreendidas com os suspeitos (Foto: Mônica Parreira)
 
De acordo com o delegado, o grupo monitorou o banco no dia anterior, quando pretendia agir, mas o carro-forte não teria ido até o local. "Eles não faziam ideia nem sobre a quantidade de dinheiro que havia no interior do veículo", explica. 
 
Para Alex Vasconcellos, os suspeitos disseram que as bombas utilizadas durante a abordagem seriam para intimidar os seguranças, caso reagissem. "A intenção deles era render os seguranças e roubar os malotes que estavam no carro-forte". 

Suspeitos
Ainda segundo o delegado, cinco participaram diretamente da tentativa de assalto: Erisvaldo e Givaldo (mortos no local), Edson Vieira da Silva, Feliciano Abade dos Santos e Antônio Elcio da Silva Cruz. Já Luiz Gomes de Lima, Erica Soares dos Santos, Jaqueline Gomes Xavier Porto, Wilson Joaquim Ribeiro Santos e Eduardo Santana da Silva serviram como espécie de suporte.
 
Givaldo e Wilson cumpriam pena em regime semiaberto na capital goiana. A maioria do grupo também tinha passagens pela polícia por roubo, extorsão, tráfico de drogas e também homicídio. O delegado comentou ainda que alguns já haviam praticado assalto a bancos anteriormente. Dos dez, quatro são goianos e seis baianos. Com eles foram apreendidos quatro veículos e nove armas de fogo.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351