Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiânia

Prefeitura promove ação educativa sobre corredor de ônibus da Avenida 85

Mudanças passam a valer neste sábado (31/1) | 30.01.15 - 10:36
 
A Redação
 
Goiânia - O trabalho de orientação sobre o funcionamento do corredor preferencial de ônibus da Avenida 85 começou nesta sexta-feira (30/1). Equipes da Prefeitura de Goiânia distribuem panfletos educativos ao longo da via. Os ônibus começam a circular pela nova faixa a partir do sábado (31), assim como táxis.
 
A intenção das mudanças no trânsito é proporcionar à população viagens mais rápidas no transporte coletivo e um ganho médio de tempo de até 19 minutos por dia. Pelo local, trafegam ônibus de 18 linhas, que atendem aproximadamente 175 mil pessoas diariamente.
 
Mais obras 
O corredor 85 vai integrar uma malha de corredores preferenciais de ônibus que a Prefeitura de Goiânia está construindo para dar mais fluidez e agilidade ao transporte coletivo. Os investimentos, que somam R$ 145,3 milhões, são oriundos do Tesouro Municipal e do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Pacto pela Mobilidade. 

Leia mais:
Paulo Garcia anuncia três novas obras de mobilidade urbana em Goiânia
 
Com 7,2 quilômetros de extensão, o corredor 85 vai receber R$ 22,5 milhões do Governo Federal para a conclusão das demais etapas da obra da faixa preferencial, que terá novas calçadas, abrigos, projeto paisagístico e trechos cicloviários. 
 
Além da 85, formam a rede de corredores as avenidas T-7, T-9, Independência e 24 de Outubro, bem como as avenidas T-63 e Rua 10 (Universitário), que estão com seus projetos consolidados. Esta malha de corredores vai interligar 66 linhas do transporte coletivo, beneficiando diariamente mais de 600 mil usuários.
 
Mudanças no trânsito
As obras do corredor 85 são feitas em etapas. Nesta fase, o canteiro central da avenida foi fechado para conversões à esquerda para a Av.136 e para a Rua 137. O novo acesso, no sentido Centro/Serrinha, passou a ser pelas avenidas Mutirão e T-10. Na convergência com as avenidas Mutirão e Ricardo Paranhos, o semáforo de três tempos foi trocado por um de dois tempos, o que irá diminuir a duração da parada.
 
No sentido Serrinha/Centro, entre a Rua 1.122 e Av. Mutirão, foi criado um novo taper (faixa auxiliar para o retorno dos veículos), visando garantir acesso seguro dos ônibus das linhas 010 (Veiga Jardim/Campinas) e 014 (Ateneu/Campinas), que realizam a conversão na Av. Mutirão seguindo para Campinas. 
 
A circulação no sentido avenidas Mutirão/Ricardo Paranhos foi extinta e o novo acesso passou a ser pela Avenida 85/Coronel Joaquim Bastos. Ao longo da via, os semáforos receberam novas configurações de tempo. A sinalização horizontal foi revitalizada e novas placas de orientação foram instaladas. 
 
As alterações no trânsito também começam a vigorar neste sábado (31). Confira os novos trajetos: 
- Inversão de sentido das ruas Carlos Chagas e 1.112, de forma que tais vias formarão um binário (ruas em sentidos opostos);
- Implantação de semáforo de dois tempos na Rua T-14 com Avenida S-1, de forma que se forme assim um binário com a Rua T-13; 
- Troca de semáforo de três tempos da Avenida S-1 com a Avenida Laudelino Gomes por semáforo de dois tempos; 
- Implantação de semáforo de dois tempos na Rua T-4 com Rua Carlos Chagas;
- Mudança no semáforo da Rua Rui Barbosa com Avenida Serrinha, que passará a ser de dois, não mais de três tempos.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351