Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Estudo

Segplan-GO divulga perfil da Assembleia Legislativa Goiana

Levantamento é do Instituto Mauro Borges | 30.01.15 - 18:26 Segplan-GO divulga perfil da Assembleia Legislativa Goiana (Foto: divulgação)

Lorena Lara
 
Goiânia - A nova composição da Assembleia Legislativa de Goiás terá 49% de renovação, com 21 deputados estreantes. A informação é do Instituto Mauro Borges (IMB), que realizou um estudo sobre a Casa, divulgado nesta sexta-feira (30/1).
 
Frente aos 21 novos deputados estreantes, outros 20 continuam por mais quatro anos como representantes dos goianos, ou ainda retornam, após um período de ausência. Além do levantamento sobre os deputados eleitos, o IMB também realizou um perfil sobre os candidatos e sobre os eleitores.
 
Composição
A origem dos deputados foi um dos dados divulgados. De um total de 41 eleitos, 21 deles vêm da microrregião de Goiânia, seguidos por 5 do Entorno do Distrito Federal. As microrregiões de Anápolis, Ceres e Meia Ponte elegeram três deputados, cada uma. Catalão tem dois representantes, enquano o Sudoeste Goiano, Vão do Paranã, Vale do Rio dos Bois e Quirinópolis têm, cada uma, um representante.
 

(Foto: reprodução/ IMB - Segplan)
 
A divisão por sexo ficou em 11% para mulheres e 89% para homens. A proporção não segue àquela observada no número de candidatos, quando 38% das candidaturas foram femininas e 62%, masculinas.
 
Dentre os 41 deputados eleitos, 4 têm entre 20 e 29 anos, nove têm entre 30 e 39 anos de idade e outros nove, entre 40 e 40 anos. Onze dos eleitos ficam na faixa entre 50 e 59 anos, sete entre os 60 a 69 anos e apenas um tem entre 70 e 74 anos.
 
A distribuição por cor e raça é outra que tem números significativos. Enquanto 34 são brancos, cinco são pardos e apenas dois são negros.A proporção entre brancos e negros cai pela metade quando se observa os valores entre candidatos e número de eleitos - enquanto 10% dos candidatos eram negros, apenas 5% dos representantes eleitos o são.
 
O estudo completo pode ser conferido nas 34 páginas divulgadas pelo IMB. Clique para acessar o documento.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351