Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Ação pioneira

Em encontro, Marconi apresenta a Kassab projeto 'Goiás sem Lixão'

Ministro sinalizou apoio à proposta | 02.02.15 - 12:42 Em encontro, Marconi apresenta a Kassab projeto 'Goiás sem Lixão' (Foto: reprodução/@sigamarconi)
 
Mônica Parreira
Atualizado às 15h40
 
Goiânia - Cumprindo agenda em Goiânia, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, se reuniu na manhã desta segunda-feira (2/2) com o governador Marconi Perillo para ouvir demandas do Estado nas áreas de saneamento, mobilidade e habitação. O encontro, que demorou cerca de uma hora, ocorreu no 10° andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, no Centro da capital.
 
Um dos projetos apresentados ao ministro foi o 'Goiás sem Lixão'. Segundo Marconi, a intenção é transformar Goiás no primeiro Estado sem lixão no Brasil. "Sabemos que esta questão é de responsabilidade das prefeituras, mas pedi ajuda ao ministro para executarmos o projeto", disse.

O projeto “Goiás sem Lixão” contempla todas as etapas do manejo de resíduos sólidos, desde a coleta, seleção, reciclagem por cooperativa de trabalhadores e disposição final dos rejeitos. Tem como objetivo construir 40 aterros sanitários regionais, 266 galpões de triagem de resíduos sólidos e a compra de equipamentos. O custo total é de R$ 259 milhões.
 
Vilmar Rocha, que tomou posse esta manhã da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, também esteve presente na reunião. "O Goiás sem Lixão é uma ação inédita e nosso Estado sai na frente mais uma vez. O projeto está bem estruturado e foi apresentado para conseguir financiamento", disse.
 
Após o encontro, Kassab sinalizou que o ministério das Cidades pretende abraçar os projetos apresentados, que abrangem ainda as áreas de mobilidade e habitação. "Daremos uma atenção especial para a proposta de Marconi, o Goiás sem Lixão. Por ser pioneiro, este projeto servirá de referência para todos os Estados", destacou.

Assista ao vídeo:

 
Além do 'Goiás sem Lixão', outros quatro projetos foram apresentados ao ministro: BRT-Entorno Sul, Extensão do Eixo Anhanguera, BRT Aparecida e Veículo Leve Sobre Trilhos de Goiânia. O BRT-Entorno Sul interliga o BRT Sul/DF aos municípios de Luziânia, Valparaíso, Cidade Ocidental e Novo Gama, mediante a requalificação da BR-040 com trecho de 25,5 quilômetros, no Estado de Goiás, e 4,5 quilômetros, no Distrito Federal.
 
De acordo com o projeto apresentado a Kassab nesta segunda, a extensão do Corredor Anhanguera, com custo estimado em R$ 195 milhões, prevê a implantação de faixas exclusivas e semi exclusivas a partir do terminal Padre Pelágio no eixo oeste até Trindade, ao longo da GO-060, e no eixo noroeste à cidade de Goianira, ao longo da GO-070. O eixo leste será implantado a partir do Terminal Novo Mundo até a cidade de Senador Canedo.
 
A extensão do BRT Norte-Sul, de Goiânia, ao terminal Cruzeiro do Sul e daí até o Terminal Veiga Jardim em Aparecida de Goiânia está prevista no projeto BRT Aparecida. Por fim, o VLT de Goiânia é um sistema de transporte metroferroviário de passageiros a ser implantado, operado e mantido no Eixo Anhanguera, composto por todas as instalações, obras de arte, infraestrutura, material rodante, sistemas, estações de passageiros e demais bens que sejam necessários à plena prestação do serviço em Goiânia por meio de Parceria Público Privada.

Leia mais:
Assinada ordem de serviço para requalificação da Praça Cívica em Goiânia


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351