Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

14h de cirurgia

Gêmeos siameses Arthur e Heitor são separados em hospital de Goiânia

Estado de saúde dos irmãos é grave | 25.02.15 - 09:21 Gêmeos siameses Arthur e Heitor são separados em hospital de Goiânia (Foto: Eliana Brandão/arquivo pessoal)
 
A Redação
 
Goiânia - A cirurgia de separação dos gêmeos siameses Arthur e Heitor Brandão, de 5 anos, chegou ao fim na madrugada desta quarta-feira (25/2) no Hospital Materno Infantil. Depois de 14 horas de procedimento, os irmãos foram transferidos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Boletim médico divulgado esta manhã informa que o estado de saúde é grave e as crianças respiram por ajuda de aparelhos.
 
De acordo com a assessoria da unidade de saúde, um total de 51 profissionais acompanhou o procedimento. O cirurgião pediátrico Zacharias Calil liderou a equipe. A cirurgia de separação começou por volta de 10h30 de terça-feira (24) e só chegou durante a madrugada. Heitor saiu da cirurgia às 1h20 e Arthur, às 1h50. 
 
Os pais dos meninos, Eliana Rocha Brandão e Delson Brandão, estiveram na unidade de saúde ao longo de todo o dia. Os gêmeos siameses nasceram no HMI, em 08 de abril de 2009, unidos pelo tórax, abdômen e bacia, compartilhando o fígado e genitália. 
 
A princípio, a equipe médica acreditava que os dois também compartilhavam a bexiga, mas durante a cirurgia constataram que ambos tinham o órgão, assim como o intestino. 
 
No meio da tarde a equipe multiprofissional já havia realizado a separação torácica, abdominal e a parte ortopédica das crianças. Os gêmeos possuíam três pernas. Por ser malformada, uma delas foi extraída e a equipe aproveitou pele e ossos do membro para reconstrução de outras partes.
 
O tempo previsto para a cirurgia era de 10 horas, mas devido a complexidade teve de ser estendida. Ao decorrer da noite foram feitas as divisões dos órgãos intra-abdominais e as equipes ortopédicas e de cirurgia plástica finalizaram a operação dos siameses. De acordo com o diretor técnico do HMI, Gustavo Meneguelli, a operação aconteceu conforme o planejado e sem nenhuma complicação. (Com assessoria HMI)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 28.02.2015 18:04 ANDREA VIEIRA

    SO DEUS PARA DAR O CONFORTO P ESSA FAMÍLIA.QUE DEUS ABENCOE VCS

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351