Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Aparecida de Goiânia

Mais de duas toneladas de ração estragada são apreendidas em três dias

41 pet shops foram vistoriados | 04.03.15 - 16:11 Mais de duas toneladas de ração estragada são apreendidas em três dias (Foto: CRMV-GO)

Carolina Pessoni
 
Goiânia - Uma operação deflagrada em Aparecida de Goiânia (GO) nesta segunda (2/3), terça (3) e quarta-feira (4) apreendeu mais de duas toneladas de ração estragadas em pet shops da cidade. A Operação Pet Seguro II foi realizada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás (CRMV-GO), Delegacia do Meio Ambiente (Dema) e Vigilância Sanitária de Aparecida de Goiânia.
 
Além da ração estragada, os fiscais recolheram medicamentos vencidos e orientaram empresários sobre lotação de animais nas gaiolas, fornecimento de água e ração e ainda exposição inadequada de animais ao sol. As equipes visitaram 41 pet shops com banho e tosa e clínicas em Aparecida de Goiânia
 
A fiscalização também apurou a falta de responsável técnico médico veterinário, empresas sem registro no CRMV-GO, se o profissional está sendo omisso em suas atribuições como responsável técnico, licenciamento sanitário e medicamentos vencidos ou mal acondicionados.  Também conferiu se há procedimentos realizados em pet shops que são proibidos.
 
O balconista do pet shop não pode receitar medicamentos ou realizar procedimentos veterinários nos animais de estimação. A vacinação em pet shop é proibida mesmo que o estabelecimento tenha um responsável técnico. Este procedimento só pode ser feito em clínicas veterinárias, hospitais ou consultórios veterinários para a segurança do próprio pet. A recomendação vale também para as casas agropecuárias, que não foram o foco da ação desta vez.
 
Para o presidente do CRMV-GO, Benedito Dias de Oliveira Filho, é importante esclarecer a população sobre as atribuições de pet shops e clínicas veterinárias. "A maioria da população desconhece o que pode e o que não pode ocorrer nos estabelecimentos com banho e tosa, que são locais restritos à venda de acessórios, banho e tosa dos pets." Estes estabelecimentos devem ter um responsável técnico, mas o médico veterinário só poderá vacinar ou aplicar medicamentos se houver um consultório veterinário junto ao pet shop.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351