Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Tradição

Governador assiste à Procissão do Fogaréu na Cidade de Goiás

Encenação foi realizada na noite de quarta | 02.04.15 - 10:29 Governador assiste à Procissão do Fogaréu na Cidade de Goiás (Foto: Reprodução/Facebook.com/MarconiPerillo)
A Redação
 
Goiânia - O governador do Estado, Marconi Perillo, assistiu, na noite desta quarta-feira (1º/4) e madrugada de quinta-feira (2), a Procissão do Fogaréu, uma antiga tradição da Cidade de Goiás que encena a Paixão de Cristo.
 
Marconi, que estava acompanhado da primeira-dama, Valéria Perillo, e de secretários e assessores, chegou à cidade no fim da tarde de quarta e se instalou no Palácio Conde dos Arcos. Às 19h, ele e a primeira-dama se juntaram aos fiéis que assistiram à Missa do Crisma, uma das mais tradicionais celebrações religiosas da Semana Santa de Vila Boa.
 

Governador e a primeira-dama com os atores que representaram os soldados romanos (Foto: Governo de Goiás)
 
Por volta de 21h, o governador recebeu a prefeita Selma e mais 16 convidados para um jantar. À meia noite, dividiu com a primeira-dama as janelas do Palácio que dão visão para a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, de onde partiu a Procissão do Fogaréu, contemplada por milhares de pessoas.  "A cada ano, a encenação é única, imperdível e histórica", comentou o governador.
 
Nesta quinta-feira, antes de deixar a cidade, recebeu algumas lideranças políticas, culturais e do meio empresarial da Cidade de Goiás, para um café da manhã no Palácio Conde dos Arcos.
 
Encenação
A exemplo do que ocorre há 50 anos, a Procissão do Fogaréu encena a perseguição a Jesus por seus inimigos, antes de ser preso e crucificado. No formato atual, esses inimigos são representados por 40 farricocos, homens descalços, vestidos com túnicas coloridas e encapuzados, portando tochas acesas.
 
(Foto: Governo de Goiás)

O trajeto começou na frente da Igreja da Boa Morte e terminou na Igreja do Rosário, passando pela Igreja de São Francisco de Paula, tendo seu ritmo ditado pela fanfarra que, com diferentes tipos de toques, impõe a marcha dos farricocos. A Procissão ocorre sempre à meia noite da Quarta-Feira de Trevas e é um dos símbolos que representam a cidade para os seus visitantes.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351