Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Meio Ambiente

Operação Araguaia 2015 será mais rigorosa, diz secretário Vilmar Rocha

Ação quer combater o tráfico de animais | 29.06.15 - 15:19 Operação Araguaia 2015 será mais rigorosa, diz secretário Vilmar Rocha (Foto: Divulgação/Secima)
A Redação

Goiânia -
 A Secretaria das Cidades e do Meio Ambiente (Secima) lança, nesta terça-feira (29/6), a Operação Araguaia 2015. A ação deste ano, que amplia o foco no combate ao desmatamento ilegal e tráfico de animais, será mais rigorosa, segundo o secretário Vilmar Rocha. Fiscais também vão alertar os turistas e a população ribeirinha sobre a degradação ambiental.

Equipes da Secima vão estar nos postos de fiscalização e no rio Araguaia fazendo visitas a acampamentos e abordagens a barcos de pescadores. O objetivo é coibir a pesca e a caça predatórias, além do transporte e comercialização ilegal de animais e peixes. Além das funções de monitoramento e fiscalização, as equipes vão orientar o público sobre práticas sustentáveis, armazenamento dos resíduos sólidos, segurança na navegação e para banhistas.

A Secima também realiza a Campanha Araguaia Mais Limpo em todos os municípios da região. O trabalho consiste em percorrer os acampamentos e realizar a entrega de sacos de lixo, que são recolhidos posteriormente. Em 2014, mais de 10 toneladas de lixo foram recolhidos, separados e tiveram destino adequado.

De acordo com a secretaria, a fiscalização não acontece apenas durante a operação, mas também diariamente. No último final de semana, três pessoas foram detidas com 25 quilos de pirarucu, uma pirarara e 90 quilos de pescado. Cinco tartarugas também foram apreendidas ainda vivas e devolvidas à natureza. As multas somaram R$ 132 mil.

O que fazer com o óleo
Em parceria com a Saneago, a secretaria vai distribuir coletores de óleo de cozinha em acampamentos e no comércio local, como forma de evitar que milhares de litros de óleo sejam despejados diretamente no rio. Centros de coleta também serão montados nas cidades turísticas. Vale ressaltar que o óleo entregue gera descontos na conta de água do contribuinte.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351