Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

4 anos de informação com credibilidade

Jornal A Redação ganha layout mais moderno e responsivo

Fique por dentro das novidades | 28.07.15 - 17:35 Jornal A Redação ganha layout mais moderno e responsivo Adriana Marinelli, Yuri Lopes e Mônica Parreira, editores do jornal A Redação (Foto: Marília Costa/A Redação)
 
A Redação
 
Goiânia - Projetado exclusivamente para as mídias digitais, o jornal A Redação lança nesta quarta-feira (29/7) um novo conceito em comunicação visual. Com layout moderno e adesão de ferramentas inteligentes, o portal agora é responsivo, ou seja, todo o conteúdo se adapta à plataforma de acesso utilizada pelo leitor.
 
A novidade é fruto do trabalho de uma equipe multiprofissional. Jornalistas, designers, publicitários e diagramadores se reuniram para estudar o perfil do leitor e descobrir como deveria ser formatado o novo portal. A conclusão é que o principal anseio gira em torno do acesso rápido e adaptado às informações. 
 
Os números indicam que o uso do mobile já supera o tradicional desktop. O cenário é diferente de quatro anos atrás, quando o jornal foi fundado. Para o diretor-presidente do AR, João Unes (foto ao lado), pessoas do mundo inteiro estão conectadas ao smartphone, procurando notícias de credibilidade em tempo real. 

“Procuramos então privilegiar todos os formatos que o leitor nos acessa, de forma que o site se encaixa aos diversos tipos de tela. Isso gera conforto. Estamos nos adaptando ao público-alvo, que continua sendo aquela pessoa que gosta de ser bem informada e sabe que pode encontrar notícia com qualidade de forma gratuita, sem preenchimento de cadastro”, explica.

Modernidade
Para o desenvolvimento do layout, a equipe multiprofissional estudou diversos cases, nacionais e internacionais. A opção foi manter algumas características, como a disposição das editorias, colunas e artigos. “Simplesmente porque fazem parte da identidade visual do jornal, assim como as cores, as pessoas gostam”, explicou a designer Marília Costa.

Antes itálica, a tipologia adotada agora para títulos é serifada. Inspirada em veículos digitais escandinavos, ingleses e alemães, a alteração involuntariamente causa mais impacto ao leitor. “As arestas traçam uma continuidade nas letras, isso melhora a visualização e prende a atenção de quem está lendo”, completa Marília. 

Interação
As fotos e os vídeos também ganharam destaque, assim como as ferramentas que direcionam os conteúdos às redes sociais. “Implantamos a opção de compartilhamento pelo WhatsApp, é uma coisa que poucos veículos oferecem. Fizemos questão de privilegiar a página de vídeos, que será mantida com sugestões do leitor, gerando mais interatividade”, comenta João Unes. 

Envolvido no projeto, o consultor de negócios da Redeempresarial, Renato Naves, afirma que o conceito de usabilidade está aprimorado. "O jornal abre possibilidades para conteúdos mais dinâmicos e instantâneos. Mesmo com muito conteúdo de imagem, por exemplo, a velocidade de acesso não será prejudicada".
 

Designer Marília Costa e Renato Naves, consultor de negócios da Redeempresarial

Na prática, implica afirmar que o leitor terá mais recursos no acompanhamento dos fatos. "Nossa equipe de jornalistas está preparada para a cobertura multimídia de eventos em tempo real", garante a editora-chefe, Adriana Marinelli. "A junção das mídias (foto, texto e vídeo) já é uma realidade na nossa redação e, inclusive, serviu como referência para a equipe conquistar vários prêmios jornalísticos". 

Identidade visual
O novo portal explora todo campo visual disponível. A tendência do antigo layout era manter as laterais em branco, agora preenchidas com notícias, artigos e também anúncios. “Os espaços publicitários foram pensados para dar visibilidade ao anunciante e tornar a vida das agências mais fácil, sem incomodar a navegação do leitor”, disse o diretor de marketing, Sérgio Paiva (foto ao lado).

Parceiro do AR, o diretor de criação da Articum Publicidade, Marcelo Safadi, considera que o jornal entrou para outro patamar no jornalismo digital. “Agora o A Redação incorpora a linguagem e a estética com o que há de mais moderno na comunicação jornalística", afirma.É uma evolução natural de um projeto que já nasceu inovador, por ser 100% digital. É um jornal que pautou o desenvolvimento de muitos veículos no Estado e deu mais um passo rumo à inovação”, elogia. 


Diretor de criação da Articum Publicidade, Marcelo Safadi (Foto: reprodução/Facebook)
 

 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 29.07.2015 14:59 Aline Mil

    Equipe competente, esforçada e batalhadora. Muito orgulho de todos! Parabéns!

  • 29.07.2015 09:14 Leonardo Paranahyba

    Parabéns para equipe do jornal A Redação pelo novo site. Ficou ainda melhor que o anterior, aproveitaram melhor os espaços, mais limpo e seguindo as melhores práticas de layout e desenvolvimento. Estão de parabéns. Abraços, Leonardo Paranahyba

  • 29.07.2015 05:17 Rafael Araújo.

    Gostei , ficou bem legal. Parabéns à equipe.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351