Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Hotel Mercure

Marconi e Cunha participam de fórum sobre Segurança Pública em Goiânia

Legislação e diplomacia estiveram em pauta | 25.09.15 - 14:07 Marconi e Cunha participam de fórum sobre Segurança Pública em Goiânia (Foto: divulgação)
 
Mônica Parreira
 
Goiânia - Mais de 200 autoridades políticas, especialistas e empresários se reuniram na manhã desta sexta-feira (25/9), no Hotel Mercure, em Goiânia, para participar do 1º Fórum de Cidadania e Segurança Pública, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais, o LIDE. O evento, que contou com as presenças do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e do governador de Goiás, Marconi Perillo, promoveu um amplo debate sobre um tema que é grave e afeta a todos: o aumento da criminalidade em todo o País.

João Dória, presidente do LIDE, grupo que representa 1.700 empresas no Brasil, afirmou que o setor está disposto a contribuir no combate à violência, mas o Governo Federal não deve se eximir da responsabilidade de contribuir com investimentos na área de segurança pública. 
 
Perillo ressaltou a recente aprovação da PEC 33/2014, que inclui a segurança pública como uma obrigação de competência comum entre a União, os estados e municípios. De acordo com ele, em 2013 os estados investiram R$ 43 bilhões, enquanto o governo federal aplicou R$ 8 bilhões – grande parte voltada para a Polícia Federal. “Ou seja, os Estados estão praticamente sozinhos na responsabilidade. É preciso que a União e os municípios coloquem dinheiro”, defendeu.

Leia mais:
‘A decisão é do plenário’, diz Cunha sobre impeachment de Dilma

O governador trouxe dados sobre a violência, a população carcerária e também comentou o alto índice de reincidentes nos crimes, que atualmente chega a 80%. No seu ponto de vista, somente a criação de uma legislação mais rigorosa pode mudar esse cenário.
 

(Foto: divulgação)

O governador também defendeu medidas diplomáticas para controlar as fronteiras e coibir o contrabando de armas e drogas. "Países não combatem o contrabando para o Brasil não deveriam receber empréstimos do BNDES", disse Marconi ao receber aplausos. 
 
O fórum também abordou a legislação brasileira, o uso da tecnologia a serviço da segurança. Além de Eduardo Cunha e Marconi Perillo, participaram do evento o governador do Mato Grosso, Pedro Taques, os secretários de Segurança Pública de Goiás e do Rio de Janeiro, Joaquim Mesquita e José Mariano Beltrame, e demais autoridades. 

O resultado do evento foi a produção de um documento - intitulado carta de Goiás - com as diretrizes discutidas. A carta será levada para a Câmara.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351