Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Movimento estudantil

Termina votação para escolher novo presidente da UNE

Eleições foram encerradas | 17.07.11 - 17:51

Nádia Junqueira

Mais de 3.250 delegados estão reunidos na tarde deste domingo (17/7) no Goiânia Arena para elegerem o novo presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Mais de 1,5 milhões de estudantes elegeram diretamente os delegados nas instituições de ensino superior do país.  A votação já está encerrada e a comissão organizadora faz agora a apuração dos votos.

Quatro chapas disputam cargos na nova executiva da entidade. Inicialmente, sete se inscreveram, mas no decorrer das plenárias três desistiram da candidatura. De um lado está a chapa 7, formada por seis fortes correntes políticas ligadas a partidos como PCdoB, PT e PSB. Ela reúne grandes forças, representa a situação e tem como nome à presidência Daniel Iliescu, carioca membro da União da Juventude Socialista (UJS).

Do outro lado estão três chapas de oposição que totalizam outras 27 correntes políticas, ligadas a partidos como PSTU, PCB e Psol. Mais esquerdistas e radicais, criticam os 22 anos da UJS no poder da entidade e fazem oposição ao governo. As críticas dizem respeito às prováveis privatizações de aeroportos, aprovação do Código Florestal e defesa de empreiteiras.

Diferente dos anos anteriores, as juventudes ligadas à direita, como PSDB e DEM, não compareceram neste congresso.

Oposição de Esquerda é a chapa mais forte de resistência, que contribuiu para tencionar os debates durante o congresso e é a maior ameaça à chapa de situação. Durante o discurso de Daniel Iliescu, de um lado havia os que o ovacionavam e de outro, jovens de costas para o carioca gritando “fora”.

A previsão é que a apuração termine por volta de 19h. De acordo com Augusto Chagas, atual presidente da entidade, a expectativa é que nomes das quatro chapas componham a atual gestão, levando em conta que a ocupação dos cargos é proporcional aos votos.

Além dos delegados, o congresso conta ainda com 5 mil estudantes observadores. Sem direito a vota, eles acompanham as discussões e a votação.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351