Pela 3ª vez o mais influente da web em Goiás. Confira nossos prêmios.

Internacional

Norte-americano desfigurado em acidente recebe novo rosto

28.03.2012 - Cirurgia foi considerada a mais abrangente Norte-americano desfigurado em acidente recebe novo rosto Cirurgião plástico Eduardo D. Rodriguez em entrevista coletiva, na Universidade de Maryland (AP/Gail Burton)


Após 15 anos usando uma máscara e vivendo em reclusão, um norte-americano de 37 anos da Virgínia, que ficara desfigurado após um acidente com arma, recebeu um novo rosto, nariz, dentes e mandíbula. Segundo médicos da Universidade de Maryland, foi a cirurgia de transplante de face mais abrangente já realizada.

Richard Lee Norris, de Hillsville, se recupera bem após a cirurgia, realizada na semana passada. Ele já começa a sentir o rosto e já escova os dentes e faz a barba, informou o Centro Médico da Universidade de Maryland na terça-feira. Ele também recuperou o sentido do olfato, que havia perdido após o acidente.

Norris, que foi selecionado de um grupo de cinco candidatos à cirurgia, vivia recluso e fazia compras à noite. Segundo o médico Eduardo Rodriguez, que coordenou a cirurgia, Norris espera ter sua vida de volta.

"É uma experiência surreal olhar para ele. É difícil não fixar o olhar. Antes, as pessoas costumavam olhar fixamente para Richard porque ele usava uma máscara e elas queriam ver a deformidade", disse Rodriguez. "Agora, elas têm outra razão para olhar para ele e isso é incrível."

A cirurgia, que durou 36 horas, foi a mais abrangente já realizada porque incluiu o transplante de dentes, das mandíbulas superior e inferior, um pedaço da língua e todo o tecido facial do couro cabeludo até a base do pescoço, disse Rodriguez.

Este foi o 23º transplante de face desde que os médicos começaram a fazer o procedimento, sete anos atrás. O primeiro ocorreu na França, em 2005, em uma mulher que fora atacada por seu cão. A Clínica de Cleveland realizou a primeira operação de transplante facial nos Estados Unidos em 2008. As informações são da Associated Press. (Agência Estado)


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
(62) 9956-7336