Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Vida e Saúde

Pesquisa mostra que pensar queima até 90 calorias por hora

Resultado de pesquisa americana impressiona | 26.06.12 - 19:24 Pesquisa mostra que pensar queima até 90 calorias   por hora Cérebro em atividade chega a queimar 90 calorias por hora (Foto: Wilson Dias/Abr)
Marina Morena

Por diversas vezes ouvimos dizer que pensar queima calorias no corpo. Mas quanto realmente se pode perder de calorias apenas com atividades que não envolvam ação corporal?

Segundo pesquisa do American College of Neuropsychopharmacology (EUA), uma pessoa com metabolismo normal queima cerca de 1,3 mil calorias por dia apenas vivendo. Se o cérebro não estiver em atividade, sem pensar em nada, consume uma caloria a cada 10 minutos. Em plena atividade, este órgão corporal chega a queimar até uma caloria e meia por minuto. Assim, uma hora de atividade cerebral intensa, como o estudo, ums leitura ou elaboração de contas, chega a consumir 90 calorias.

Se comparado com uma atividade física que exige muito esforço, como o kickboxing – luta que queima cerca de dez calorias por minuto - este resultado impressiona. Deve-se considerar ainda que o cérebro é uma massa inerte e representa apenas 2% do peso corporal de uma pessoa adulta. Em termos porcentuais, os cientistas consideram o índice muito alto para um tecido em repouso.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351