Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Saúde da mulher

Outubro Rosa relembra importância da prevenção do câncer de mama

Prédios públicos da capital estão iluminados | 02.10.14 - 08:39
 
A Redação
 
Goiânia - Durante todo mês, fachadas de prédios públicos na capital goiana estarão iluminadas de rosa. A ação faz referência à campanha de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) são alarmantes: cerca de 57 mil novos casos da doença devem surgir no país.
 
Celebrado no mundo todo, o Outubro Rosa é lembrado por meio da iluminação de prédios públicos e privados e do laço cor-de-rosa. Em apoio ao movimento, a Secretaria da Saúde prepara uma série de ações no Estado.
 
Detecção precoce
O movimento internacional de conscientização promove a detecção precoce do câncer de mama com o objetivo de alertar as mulheres para conhecer sua mama, identificar alterações, bem como incentivar a realização de exames periódicos de mamografia.

Segundo a gerente de saúde da mulher criança e adolescente da Secretaria da Saúde, Damiana Aparecida Andrade, as taxas de mortalidade por câncer de mama no Brasil ainda são elevadas pois, quase sempre, a doença é diagnosticada em estágio avançado. Em Goiás, a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) possui  atualmente 158 mamógrafos.  Em 2013, foram realizadas 87.373 mamografias. Este ano,  de janeiro a julho,  o registro foi de  35.911. Os dados são do DataSus.
 
O mastologista Rogério Bizinoto explica que as mulheres a partir dos 40 anos devem fazer anualmente o exame clínico das mamas, com profissional de saúde capacitado (médico ou enfermeiro) nas Unidades Básicas de Saúde. Caso seja identificada alguma alteração suspeita, o profissional solicitará uma mamografia para confirmação diagnóstica. Já entre os 50 e os 69 anos é recomendada a realização de mamografias de rastreamento, a cada dois anos.

Mulheres com risco aumentado de desenvolver câncer de mama (as que têm mãe ou irmã com câncer de mama antes dos 50 anos; histórico familiar de câncer de mama bilateral, câncer de ovário ou câncer de mama masculino) devem iniciar o acompanhamento aos 35 anos. (Com Goiás Agora)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351