Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Saúde

Câncer exige tratamento multidisciplinar, alerta cirurgiã-dentista goiana

Programa para incentivar método foi lançado | 08.05.17 - 16:47 Câncer exige tratamento multidisciplinar, alerta cirurgiã-dentista goiana (Foto: Divulgação)
Lucas Cássio
 
Goiânia - Com um diagnóstico que engloba mais de 600 tipos de tumores, o câncer exige cada vez mais tratamentos multidisciplinares para seu enfretamento. Segundo a cirurgiã-dentista e especialista em pacientes com necessidades especiais, Helenisa Helena, o atendimento multidisciplinar é essencial para o tratamento da doença, além de ser considerado um fator de humanização do tratamento e preponderante para garantir qualidade de vida aos pacientes. 

Com o objetivo de incentivar o tratamento, Helenisa Helena lançou o programa Tratamento Oncológico Multidisciplinar (TOM). No Brasil, diversas instituições já trabalham com esse tipo de atendimento.  “O objetivo é levar informações sobre a importância dos profissionais no tratamento do câncer”, afirmou a especialista em entrevista ao jornal A Redação, ao destacar que um paciente que recebe o diagnóstico precisa do acompanhamento de uma equipe formada por fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros, dentistas, psicólogos, entre outros. 
 
O programa lançado pela goiana engloba material educativo e consultoria para implantação da multidisciplinaridade nas clínicas e nos hospitais.  “O projeto foi lançado há pouco tempo. Agora estamos na fase de captar outros profissionais para ajudar no programa”. Uma conta no Instagram foi criada para divulgar o projeto.
 
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no período de 2016 até o final 2017, 600 mil pessoas serão diagnosticadas com câncer só no Brasil. Pesquisas na área mostram que o cuidado multidisciplinar otimiza o trabalho e pode reduzir a taxa de mortalidade, além de melhorar a gestão hospitalar e ambulatorial. “Com essas equipes. haverá uma melhor assistência e resolutividade no atendimento a cada caso diagnosticado”, concluiu a cirurgiã-dentista.  
 
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351