Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Mário Nakaharada

Lei do Desmanche inaugura uma nova fase para o comércio de veículos

| 03.07.18 - 15:46
Quando o carro, caminhão ou moto precisam de uma reposição de peça, sempre vem à cabeça a ideia de adquirir uma nova na concessionária e ter que pagar um alto valor por isso ou comprar uma peça usada e arriscar a fomentar o mercado de furtos e roubos de veículos.
 
A lei 12.977/2014, mais conhecida como Lei do Desmanche, foi criada com a finalidade de reduzir o número de roubos e furtos de veículos no País, já que regula e disciplina a atividade de desmontagem e reciclagem de veículos automotores terrestres com garantia do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Para as lojas de autopeças e desmontes, o sistema WEB disponibilizado pela VALID como empresa credenciada pelo Detran-GO, é uma opção gratuita de se ter em tempo real as informações sobre o estoque, sem custos com um software de gestão de peças, melhorando a eficiência e rentabilidade do seu negócio.
 
Sempre há dúvida de como funcionará o sistema. Vamos às explicações. Quando um veículo tem perda total, a documentação dele é baixada no sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e, geralmente, segue para um leilão, no qual será arrematado por lojas de desmanches.
 
Com a nova lei, cada peça de cada veículo – seja carro, ônibus, caminhão, ou moto – será identificada com uma etiqueta de segurança que possui o nome da peça, um número de rastreio e um QR Code. A loja de desmanche adquire uma cartela completa, com etiquetas suficientes para todas as peças que podem ser vendidas. A cartela de carro, por exemplo, possui 49 etiquetas e a de ônibus 122.  Nem todas as peças do veículo adquirido serão identificadas, assim a sobra de etiquetas deve ser informada ao Detran através do sistema.
 
Diferentemente de São Paulo, que foi o primeiro Estado a seguir a nova legislação, Goiás não adquiriu um software, mas convocou empresas de tecnologia que oferecem sistema de gestão online para credenciamento. A Valid, empresa provedora global de soluções seguras personalizadas, é credenciada no Detran-GO e oferece as cartelas e o sistema de gestão de etiquetas.
 
Em Goiás, até o dia 31 de julho, as lojas de peças usadas, desmontes e leiloeiros devem se credenciar no Detran.  Posteriormente, elas terão acesso à plataforma web de gestão de autopeças que permite com que cada empresa autorizada faça a aquisição das cartelas pela internet. As lojas não pagam nada pelo software e a entrada só é permitida com o uso de certificação digital.
 
Após a aquisição pelo software, a Valid envia as cartelas para a empresa credenciada. Todas devem ser armazenadas em um lugar seguro, sem riscos de extravios, roubos e perdas evitando o uso de forma irregular. Toda cartela deve ser associada a um veículo, junto com a nota fiscal de compra.  Com isso, através de uma etiqueta no mercado, há possibilidade de verificar a origem da peça e até mesmo identificar erros. Para maior segurança, todas as etiquetas são confeccionadas conforme a orientação da lei, em material plástico chamado de “casca de ovo” – a etiqueta se rompe em várias partes durante a tentativa de extração da peça identificada, criando uma forma de identificação visual permanente.
 
A principal vantagem para o consumidor é conseguir identificar a origem de cada peça que comprou. A Valid ainda disponibiliza um aplicativo para smartphone que lê o QR Code da peça e mostra a origem da mesma, até mesmo com fotos do veículo adquirido no leilão.  O App e o site da empresa também ajudam quem está procurando por uma peça específica: ele mostra as opções de lojas que a possuem o produto em estoque.
 
A Lei do Desmanche traz vantagens para toda a sociedade. O Governo, Detrans  e as polícias terão maior controle do setor de peças usadas. O consumidor tem a certeza que a peça não é roubada e as lojas têm gratuitamente um sistema de gestão de estoque.
 


*Mário Nakaharada é gerente de Soluções da Valid S.A.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351