Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Fabrício Santana

O não você já tem. Então, tá com medo do quê?

| 03.07.19 - 15:44
 
Sabe aquela expressão "o não você já tem"? Esta frase faz parte do dia-a-dia de milhares de pessoas. Muita gente diz, mas pouca gente pratica a mensagem que ela passa.
 
Quantas vezes você não fez algo por medo de ouvir um não? Quantas vezes você perdeu uma oportunidade pelo simples medo de ouvir um não? Seja no campo profissional (para conseguir um novo emprego, pedir um aumento no emprego atual, galgar uma promoção dentro da empresa), seja no campo pessoal (pedir perdão para alguém, se declarar para uma pessoa e começar um possível relacionamento, dizer para alguém o que ele precisa ouvir, e não o que ele gostaria de ouvir), muitas pessoas deixam de tentar pelo simples fato de ouvir um não.
 
Saiba que ouvir um não, não é o fim do mundo. Às vezes, é o universo te dando um recado que você ainda precisa amadurecer mais para viver determinada situação.
 
Ouvir um não pode ser ruim, difícil de "engolir". Ao ouvir um não, tem quem se sinta rejeitado, ignorado, desamparado, frustrado. Mas um não (se dito da maneira certa) pode ser apenas uma pausa, uma vírgula na história da sua vida. 
 
Mais do que saber ouvir um não, é preciso também saber dizer um não. Dizer não por dizer, deixa a outra pessoa confusa. Um não tem que vir com algum tipo de explicação. Por exemplo: se você é rejeitado para uma vaga de emprego, seria de bom tom a empresa dizer para você qual o motivo das portas não se abrirem para ti neste momento. Talvez falte qualificação profissional, talvez falte compatibilidade de tempo, ou talvez você não possa fazer todas as viagens solicitadas pela nova empresa. Uma explicação breve e sincera cai bem. 
 
Não perca sua coragem de empreender na vida (digo empreender no sentido de tentar, não somente no mundo dos negócios, mas na vida). Toda vez que um não estiver diante de ti, entenda como você pode melhorar sua realidade para poder contorná-lo e seguir adiante.

Não pare sua vida no primeiro obstáculo. Eles sempre vão aparecer. Seja inteligente e humilde o suficiente para se aprimorar. Quando um Não aparecer diante de ti, não eleve a voz, não grite. Ninguém ganha nada no grito. Apenas aprimore seus argumentos. Tenha conhecimento e melhore a pessoa que você é. Mire em como você quer ser. Somente o seu esforço vai te levar onde você deseja estar.

 
Fabrício Santana é jornalista com especialização em Comunicação e Multimídia pela PUC Goiás
 
 


 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351