Na última semana, duas famosas atraíram a atenção na internet. A ex-BBB Mayra Cardi, lançando um produto detox com uma suplementação para ter a “microbiota do magro”, ou seja, colonizar o intestino com bactérias presentes nas pessoas magras e a atriz Cleo Pires, que veio a público se pronunciar sobre a compulsão alimentar e a depressão que a fizeram ganhar 20 kilos e ser alvo de comentários maldosos.
Mas esses dois casos podem nos ensinar muito, ainda mais quando se trata de saúde, em tempos de alto alcance das redes sociais e influenciadores com dicas milagrosas surgindo toda semana. As pessoas precisam entender que não existe milagre e, no anseio por soluções mágicas e rápidas, as pessoas se submetem a dietas restritivas que podem deflagrar até uma compulsão alimentar. Não sabemos o que acontece no emocional das atrizes, reféns da estética a qualquer custo. Mas o corpo cobra.
Ninguém faz uma dieta restritiva, emagrece 15 ou 20 kilos e continua magro. O grande desafio é manter-se emagrecido. Para cada quilo de gordura perdido é necessário um mês de reeducação para o corpo entender como tudo está funcionando metabolicamente e manter o peso. Fato é que não existe milagre e cada um de nós escolhe como vai descobrir isso. Se é da maneira correta, correndo atrás com disciplina e determinação para mudar os hábitos, ou da maneira ruim, com o efeito rebote, como Cleo descobriu.
*Janaína Macedo é nutricionista e Lider Coach em Nutrição