Uma vez ouvi de uma amiga minha que "a língua é o chicote do corpo". Não sei se ela é o chicote, mas com certeza é uma das responsáveis por boa parte do sofrimento da humanidade.
Sabe aquela história que Fulano não tem "filtro" entre o pensamento e o que fala? Sabe aquela sensação de arrependimento logo após dizer algo? Isso é comum em muita gente. Falar no calor da emoção nem sempre é a melhor escolha. O arrependimento é praticamente certo.
Muitas brigas, desentendimentos, e até mesmo guerras, surgem com uma mensagem, que na maioria das vezes é mal interpretada. Uma fofoca pode acabar com a vida de uma pessoa, instituição, país. Por isso é preciso "passar pela peneira" os assuntos antes de divulgarmos. Se o que vou compartilhar não vai mudar nada na vida de ninguém, não é importante, ou vai prejudicar alguém, o melhor a se fazer é não compartilhar, não passar adiante.
Em época de fake news, repassar algo que não é verdade, tem se tornado comum. Infelizmente as pessoas tem se apegado às suas verdades e não querem mais saber do que está ao redor. Elas criam uma bolha onde vivem e o restante do mundo que "se lasque".
As pessoas estão mais intolerantes ou apenas estão sendo vítimas do chicote do corpo? Na temporada da novela Malhação, em 2008, a personagem interpretada pela atriz Mariana Rios, falava sempre um bordão que era "Jesus me chicoteia". Não temos sido chicoteados por Jesus. Ele não é o responsável. Temos sido chicoteados por nós mesmos, pela nossa intolerância, ignorância, pela nossa língua.
E como ser chicoteado dói. Dói muito, e na maioria das vezes somos marcados pra vida toda. Por isso, mesmo que você seja chicoteado em algum momento da sua vida, isso não quer dizer que você tenha que pagar na mesma moeda.
Dizem que as palavras têm poder para atrair ou repelir situações para sua vida. Mesmo que você não acredite no poder de atração das palavras, saiba que elas podem atingir, de forma muito profunda, as pessoas. Por isso, cuidado com o que você pensa e diz, pois seus pensamentos e palavras podem influenciar na realidade de muita gente ao seu redor.
Não permita que sua língua seja um chicote. Faça dela um instrumento usado para transmitir amor, afeto e carinho.