Desde o início deste mês de maio, Goiás passou a ter uma Política Estadual de Negócios de Impacto Social. Proposta por nós através da Lei 21.898/2023, essa política tem por objetivo promover e incentivar a criação e o desenvolvimento de negócios que ampliem seu impacto socioambiental, favorecendo sua viabilidade econômica e sustentabilidade.
Embora todos os empreendimentos tenham algum impacto social, tratamos aqui de um tipo diferenciado de negócio, com reflexos socioambientais muito mais ampliados. São negócios que causam um impacto positivo em comunidades mais necessitadas, expandem as perspectivas de pessoas marginalizadas, geram renda compartilhada e autonomia financeira para os mais pobres. Esses negócios são criados pensando justamente em atenuar problemas socioambientais.
O público-alvo desse tipo de empreendimento é composto pelas classes C, D e E, correspondendo a 37,7 milhões de domicílios, com uma estimativa de 110 milhões de pessoas. Ou seja, o maior público do mercado brasileiro. O Sebrae é uma das entidades que mais apoiam essas iniciativas e deve ser procurado por quem quer saber mais sobre o tema.
Segundo o Sebrae, criar um negócio de impacto social requer paixão pelo problema que se deseja resolver, conhecendo-o profundamente antes de propor uma solução. É importante focar em melhorar a vida das pessoas e não apenas em fazer sucesso com um produto. Conhecer bem o público-alvo, utilizando ferramentas como o mapa de empatia e a criação de personas, é essencial para entender as necessidades das pessoas impactadas.
Além disso, um negócio de impacto social deve ter um modelo viável, mesmo que o lucro não seja o objetivo principal. É fundamental validar as hipóteses do negócio interagindo com o público-alvo e ajustar o projeto conforme necessário. Ter coragem para errar faz parte do processo de validação e aprimoramento.
Nossa política estadual de negócios de impacto social em Goiás tem diferenciais importantes. Ela busca articular diferentes atores sociais, incentivar o financiamento e o aperfeiçoamento dos negócios de impacto, promover a cultura de avaliação de impacto socioambiental, fortalecer as organizações intermediárias, criar um ambiente normativo favorável e incrementar a geração de dados sobre investimentos e negócios de impacto.
Com essa política, Goiás se posiciona como um estado que valoriza e incentiva negócios que vão além do lucro, buscando promover o desenvolvimento socioeconômico de comunidades vulneráveis e a sustentabilidade ambiental. Essa iniciativa contribuirá para uma sociedade mais inclusiva, equitativa e consciente de seu impacto no mundo ao seu redor.
*Virmondes Cruvinel é procurador do Estado licenciado e presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo na Assembleia Legislativa de Goiás.