Contador: profissional versátil e que se atualiza diariamente diante das mudanças nas legislações. O profissional da contabilidade é o cientista do patrimônio, que atua na orientação das entidades, na tomada da decisão de gestão e presta seus serviços. Uma opção para realizar esses trabalhos é constituir uma organização contábil, atuando de forma empresarial.
Constituir uma organização contábil é o sonho de vários profissionais, principalmente os que são recém-formados em Ciências Contábeis, sendo essa a sua primeira opção. Mas este sonho não é assim tão simples de se realizar, pelo contrário, é desafiador e requer planejamento.
Da mesma forma que orientamos nossos clientes, temos que seguir o mesmo caminho, que é elaborar um plano de negócio. Para ser um empresário contábil, não podemos deixar de fazer este documento, respondendo a algumas perguntas, como quais serviços vamos prestar, se o escritório será generalista ou segmentado, qual público-alvo vamos atender, qual a necessidade de investimento, fazendo, assim, um planejamento financeiro dos gastos.
É necessário realizar uma pesquisa de mercado para conhecer as entidades que estamos propensos a atender, o que ajudará a identificar as oportunidades, riscos e as necessidades dos futuros clientes. Além disso, identificaremos quais estratégias devemos utilizar na captação, respeitado o nosso código de ética profissional.
Quando o assunto é contabilidade, um ponto importante é ter foco na qualidade dos serviços a serem prestados. Uma dica para crescer é não perder nenhuma oportunidade. Prever a estruturação da equipe de trabalho, planejando quantos profissionais serão necessários e garantir que todos os estes envolvidos nas tarefas contábeis sejam registrados no Conselho Regional de Contabilidade de Goiás são passos fundamentais para que a empresa tenha a legalidade diante do mercado. É preciso avaliar também se será necessário a terceirização de alguma área e, inclusive, planejar a possibilidade de contar com colaboradores para ajudar nas áreas financeira e administrativa.
Por último, mas também de suma importância, é preciso se preocupar com a divulgação da organização contábil do negócio. É necessário ter uma estratégica de divulgação para atrair o cliente. Atualmente, um dos métodos mais usados é utilizar dos diversos canais de comunicação. O Facebook, Instagram e o LinkedIn ajudam na captação de clientes e na troca de conhecimento sobre as principais tendências do mercado. Dependendo do perfil do empreendedor contábil, existem formas tradicionais de divulgação, como anúncios em jornais, revistas, folders e panfletos, mas sempre observado as determinações do nosso código de ética.
E, para encerrar, segue resposta de uma pergunta que muitos empresários me fazem: afinal, a contabilidade vai acabar? Não, não vai. Nossa profissão não irá morrer. A tecnologia irá transformá-la, substituindo todos os trabalhos manuais e repetitivos, e os processos darão lugar ao conhecimento e a prestação de serviços de informação sobre a gestão das entidades. As funções de base, como as de auxiliares, passam a ser eliminadas e surgem funções relacionadas a atendimento, comunicação e relacionamento com o cliente sempre atrelando ao conhecimento técnico e científico necessário.
*Henrique Ricardo Batista é vice-presidente administrativo do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO)