Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Carlos Donzelli

A estratégia da governança corporativa

| 17.07.25 - 09:48
Governança corporativa é mais do que um método, é uma forma orgânica das empresas se organizarem, discutirem e buscarem se preparar para os desafios presentes e do futuro conhecido e também estarem atentas para desabrochar do futuro desconhecido.
 
Quero, agora, sem a mínima pretensão de esgotar o tema, levantar alguns pontos para que possamos simplificá-los, sem sermos simplistas. Desenvolver um sistema no qual a empresa se estruture para os desafios não significa gastar rios de dinheiro ou montar estruturas que burocratizem ou tornem lentas as tomadas de decisões, ou igualmente lentas ao colocá-las em prática. Esse seria um erro fatal.
 
Eu gosto muito do termo pessoa jurídica porque ele reconhece o caráter pessoal, individual, que cada organização tem, suas habilidades, sua cultura e seu DNA, que poderiam ser traduzidos como seu corpo e sua alma. E, por isso, não se trata de copiar modelos, mas usar experiencias, bem e malsucedidas, como aprendizados para desenvolver seu modelo próprio.
 
O papel do Conselho de Administração consiste em ser um farol que ajuda a empresa em sua rota a ter as competências necessárias para navegar em direção a ela em meio ao mar revolto, ou não, afinal, muitas vezes no mar calmo é que se encontra o maior perigo e junto a diversas embarcações que buscam o mesmo objetivo. O plano de navegação é o resultado da estratégia que adotarmos diante da visão que temos.
 
Pedi à inteligência artificial algumas definições de estratégia, e eis a resposta:
 
Origem clássica (militar): tirada do grego Strategos, que significa general, a estratégia é a arte de coordenar recursos e movimentos para vencer o inimigo. Segundo Sun Tzu, em A arte da guerra, “A vitória pertence àqueles que sabem para onde estão indo.
 
Empresarial: Michael Porter define estratégia como a criação única e valiosa, envolvendo um conjunto diferente de atividades que resultam em escolhas deliberadas para se diferenciar da concorrência
 
5 Ps: Henry Mintzberg propõe um visão em 5 formas
 
Plano: um curso de ação
 
Padrão: consistência em comportamento ao longo do tempo
 
Posição: localização no ambiente externo
 
Perspectiva: modo de ver o mundo
 
Play (manobra): tática
 
Administração estratégica: segundo Antônio Carlos Maximiano, é a seleção dos meios para se atingir os objetivos.
 
Obviamente, sem desmerecer as definições acima, vou escolher a definição de meu colega de Conselho de Administração Silvio Meira, em seu livro O que é Estratégia?, que nos provoca a refletir que estratégia é o processo de transformação de aspirações em capacidades
 
Em resumo, trata-se de transformar aquilo que se imagina e que se deseja (aspiração) em algo que se pode fazer (capacidades)
 
Querer ser algo não é uma estratégia, e sim uma aspiração. A estratégia consiste em buscar capacitar as organizações de competências, habilidade e recursos necessários para alcançarmos nossa aspiração.
 
E o que mais gosto desse pensamento é que ele acrescenta o termo dinâmico, pois os ciclos de vida dos negócios estão cada vez mais curtos e, portanto, torna-se necessário enfrentarmos modelos e pensamentos cada vez mais disruptivos.
 
*Carlos Donzelli Head Family Office Magalu e conselheiro do Magalu
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351