Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

JOSÉ RICARDO CAIXETA RAMOS

Médico-veterinário: importante para a economia, fundamental para a saúde

| 09.09.25 - 11:52

O Dia do Médico-Veterinário, celebrado nesta terça-feira (9/9), nos convida a refletir e a reconhecer a importância destes profissionais para a saúde pública, a segurança alimentar e a sustentabilidade ambiental. Os médicos-veterinários desempenham um papel crucial na proteção da vida e no fortalecimento da agropecuária, especialmente em um estado como Goiás.
 
Na defesa agropecuária, os médicos-veterinários são protagonistas de ações que garantem a saúde dos rebanhos e a segurança dos alimentos consumidos pela população. O Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros e o Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina e Bubalina ilustram bem esse esforço. São iniciativas que protegem uma importante atividade econômica, a pecuária, mas acima de tudo preservam a saúde humana.
 
Esse trabalho ganha uma dimensão maior ainda quando lembramos a força da pecuária em Goiás. O estado possui o terceiro maior rebanho bovino do Brasil, com 22,8 milhões de cabeças de gado, segundo dados da Agrodefesa, coletados via Sidago na primeira etapa da Declaração de Rebanho. Goiás também se destaca em outros rebanhos: são 351,6 mil equídeos; 2 milhões de suínos; 83,2 mil ovinos; 17,5 mil caprinos. Os números impressionam, e por trás deles existe a atuação dedicada dos médicos-veterinários, que trabalham para que a produção cresça de forma sustentável, saudável e segura.
 
Na inspeção de produtos de origem animal, os médicos-veterinários atuam diretamente nas agroindústrias, acompanhando todo o processo sanitário e tecnológico da cadeia produtiva, desde a obtenção da matéria-prima até o produto final. O objetivo é garantir a inocuidade e a qualidade dos alimentos de origem animal, assegurando proteção à saúde pública e oferecendo ao consumidor alimentos com procedência e segurança.
 
Celebrar o Dia do Médico Veterinário é, portanto, reconhecer a importância de uma profissão que protege rebanhos, assegura a saúde pública e fortalece a agropecuária goiana e brasileira. Em um mundo cada vez mais consciente da interdependência entre saúde, meio ambiente e alimentação, esses profissionais são indispensáveis para um futuro mais seguro e equilibrado.
 
*José Ricardo Caixeta Ramos, presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351