Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Jarbas Rodrigues Jr

O avanço de Caiado para 2026

| 10.11.25 - 17:56 O avanço de Caiado para 2026 Jornalista Jarbas Rodrigues Júnior (Foto: Divulgação)
O cenário para a próxima eleição presidencial tem hoje apenas um nome definido: Luís Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato declarado a reeleição. Quem serão seus adversários é uma grande incógnita. No entanto, um nome tem despontado neste fim de ano: o do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).
 
Por vários motivos. Primeiro, foi o primeiro pré-candidato a presidente pela oposição a lançar oficialmente seu nome para 2026. Em abril deste ano. Claro, somente isso não seria suficiente. Tanto, que até mesmo no seu partido a sua pré-candidatura presidencial não é unanimidade.
 
O governador goiano precisaria chegar a dois dígitos nas pesquisas eleitorais. Nas últimas divulgadas, oscila entre 3% e 7%, dependendo dos nomes colocados nas cartelas para os eleitores opinarem. Apesar do seu esforço em se tornar mais conhecido, cumprindo várias agendas de pré-campanha pelo país, Caiado não avançou muito.
 
Entretanto, dois fatos podem ajudar (e muito) o pré-candidato do União Brasil. Então, vamos ao segundo motivo: a hesitação do governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) entre disputar a reeleição em São Paulo ou ser candidato a presidente.
 
Fator Tarcísio
Em Brasília, crescem as apostas de que Tarcísio vai mesmo disputar a reeleição e deixar a disputa presidencial para 2030. Quando consolidaria o seu nome nacionalmente e não teria Lula como adversário. É a aposta mais racional. Além disso, o paulista tem sido alvo de frequentes críticas e ataques do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL/SP). 
 
O fato é que Tarcísio recuou, submergiu. Pode ser até estratégico, para evitar ser vidraça antes da hora. Mas isso tem aberto espaço para outros pré-candidatos navegarem no eleitorado da direita. Especialmente, Caiado.
 
Para se firmar como principal nome da oposição ao presidente Lula, o governador goiano tem aproveitado todas as oportunidades que lhe batem a porta e janelas. Esse é o terceiro motivo para seu nome estar avançando nas últimas semanas. 
 
Fator Rio
O fato mais recente aconteceu com a ação policial no Rio de Janeiro (RJ) que resultou na morte de 121 pessoas, sendo 4 policiais. Caiado agiu rápido. Mobilizou os governadores da direita (Tarcísio evitou entrar neste debate) para apoiar o colega Cláudio Castro (PL/RJ) e anunciar um consórcio regional de segurança pública. 
 
Numa postura totalmente diferente da do governo Lula, o governador goiano deu total respaldo às ações policiais no Rio de Janeiro. E ainda aproveitou para levantar, ainda mais, a sua principal bandeira: segurança pública. Lideranças da esquerda tentaram contrapor, sem quase êxito. A ação policial tem o respaldo da maioria dos brasileiros, segundo as pesquisas. 
 
Fator Bolsonaro
É preciso aguardar para avaliar se o senso de oportunidade de Ronaldo Caiado resultará em uma escalada nas intenções de votos. Novas pesquisas devem ser divulgadas nos próximos dias. Avançar será crucial para garantir maior tranquilidade ao goiano dentro do seu próprio partido. E, se preciso, sepultar a federação com o partido Progressistas, comandado por Ciro Nogueira, que sonha com a vice numa chapa presidencial de Tarcísio de Freitas.
 
Se crescer, mesmo que dentro da margem de erro, Caiado poderá fechar este ano mais próximo da casa dos 10 pontos em intenção de votos para presidente. E entrar em 2026 rumo aos dois dígitos que o seu partido tão aguarda (e muitos lá cobram). 
Se Tarcísio, de fato, optar pela reeleição em São Paulo, restarão dois “adversários” para o goiano na oposição: o governador paraense Ratinho Júnior (PSD/PR), se também não optar por outro projeto eleitoral em 2026, como o Senado; e algum nome da família de Jair Bolsonaro, se assim o ex-presidente decidir.
 
A propósito: Ronaldo Caiado deve visitar Bolsonaro a qualquer momento, assim que o ministro Alexandre de Moraes (STF) autorizar. O que certamente também será muito explorado pelo goiano nas redes sociais e na mídia. 
 
*Jarbas Rodrigues Jr. é jornalista especializado em economia e política.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351