Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
OS faz restauro do Jockey Club de SP | 09.09.21 - 10:55
(Foto: Reprodução) Carla Lacerda
São Paulo - Uma coluna puro-sangue que se preze não poderia deixar de listar filmes que encontram nos hipódromos espalhados pelo mundo o cenário ideal para prender a atenção dos cinéfilos e apaixonados pelo mundo do turfe.
É exatamente isso que você, leitor, confere abaixo: uma seleção com cinco longas que retratam ambientes e personagens afeitos às corridas de cavalo. As sugestões são da equipe da Elysium Sociedade Cultural, organização social (OS) que cuida das obras de restauro do Jockey Club de São Paulo.
The Cup (2012)
No Brasil, The Cup ganhou as telonas, em 2011, como ‘Superando Limites’. O filme é baseado em uma história real, que desvenda os bastidores das corridas de cavalo em Melbourne, na Austrália. O centro da narrativa é o novato jóquei Damien Oliver. Ele perdeu seu irmão em um trágico acidente apenas alguns dias antes da disputa da principal prova, a Melbourne Cup.
Secretariat – Uma história impossível (2010)
A dona de casa e mãe Penny Chenery (Diane Lane) não entendia nada de corrida de cavalos, uma área dominada até então por homens. Mas ela assumiu o controle do estábulo de seu pai doente e, com a ajuda de um treinador veterano (John Malkovich), contra todas as probabilidades negativas, acabou fazendo do cavalo Secretariat o primeiro vencedor da Tríplice Coroa em 25 anos de história do esporte, em 1973. Também é baseado em fatos reais.
Ruffian (2007)
Igualmente baseado em fatos reais, o filme conta a história de Ruffian, potranca que foi uma grande vencedora de corridas de cavalos nos anos 1970. Em uma época que já não atraía mais o público às arenas, o treinador Frank Whiteley (Sam Shepard) recebe a potranca Ruffian em seu haras e percebe o quanto ela é especial. Nas competições, Ruffian bate todos os recordes, se tornando uma ídola, que passa a encher novamente os hipódromos onde são realizadas as corridas.
Seabiscuit – Alma de herói (2003)
O filme se passa na década de 1930, nos Estados Unidos, durante um difícil período da Grande Depressão, após a quebra da Bolsa de Nova York, o pior e o mais longo período de recessão econômica do País.
Seabiscuit, o protagonista, é um pequeno cavalo maltratado e desajeitado, que parecia mancar quando marchava. Apesar disso, era de uma excelente linhagem de corrida.
Bastou três homens acreditarem no potencial do animal para esse enredo mudar completamente de direção.
Ride like a girl (2019)
Em Ride Like A Girl, você vai conhecer a história de Michelle Payne. Quando menina, ela sonhou com o impossível: vencer a Melbourne Cup, a corrida de duas milhas mais difícil na Austrália.
Caçula de dez filhos, Michelle é criada pelo pai solteiro Paddy. Assim sendo, deixa a escola aos 15 anos para se tornar jóquei. Muito nova ainda, comete falhas e acaba por se deparar com uma tragédia familiar, seguida por sua queda quase fatal. De fato, uma sucessão de acontecimento que quase acabam com o sonho dela.
Mas com o amor do pai e do irmão Stevie, Michelle não tem coragem para desistir. De tal forma que, mesmo contra todos os conselhos médicos e os protestos de seus irmãos, segue em frente.
Nesse meio tempo, conhece o príncipe de Penzance. Juntos, eles superam as probabilidades impossíveis de tentar o sonho: a participação na Melbourne Cup 2015, com chance de 100 a 1. O resto é história.