Carolina Pessoni
Goiânia - Um grande letreiro anuncia os filmes em cartaz nas duas salas de exibição. Logo na entrada, a bilheteria tradicional, onde não há lugar para o auto-atendimento. A compra dos ingressos precisa ser "à moda antiga". Depois, é possível ver uma bombonière e, logo em seguida, as salas. A descrição poderia ser de qualquer cinema no mundo, mas estamos falando do Cine Ritz, um patrimônio do Centro de Goiânia.
Inaugurado em 1991, o Cine Ritz foi um dos primeiros cinemas de Goiânia. Como era uma das únicas opções, foi muito frequentado até surgirem as salas multiplex nos shoppings. Apesar de possuir apenas duas salas de exibição, sempre ofereceu ao público o que ele mais precisa: conforto e filmes recém-lançados.
Cada um das duas salas conta com 234 poltronas, mais duas reservadas para cadeirantes. No total, quase 500 pessoas podem assisitr aos filmes simultaneamente, com as opções em 2D e 3D. Para completar, o sistema de som é Dolby Digital 7.1.
(Foto: Letícia Coqueiro)
Resistente ao tempo, o local ainda mantém a decoração original, que remente aos cinemas clássicos. O estabelecimento passou por pelo menos quatro diferentes administrações e a preocupação é sempre manter o cinema o mais parecido com a estrutura inicial dos anos 1990, mantendo um ar vintage. As reformas tiveram como objetivo modernizar o espaço, mas sem grandes modificações.
O Cine Ritz é o único cinema comercial de rua de Goiânia. Outros espaços, como o Cine Cultura e o Cine Ouro, são mantidos pelo poder público e possuem focos diferentes, como atividades culturais, eventos e mostras. Também aberto a eventos, o local já recebeu, por duas vezes a BIS - Bienal Internacional do Cinema sonoro (2019 e 2017).
Tradição
William Albino tem 64 anos e trabalha no Cine Ritz desde a inauguração, mas com um período de "descanso", como ele mesmo define, durante esse tempo. Ele começou na função de manutenção, cargo que ocupa até hoje. "Trabalhei em duas administrações e saí por um tempo, porque eu queria descansar de cinema", brinca.
Após cerca de cinco anos afastado por vontade própria das funções, o senhor William voltou a executar os mesmos trabalhos lá do início da década de 1990. "Dou manutenção nas poltronas, conserto uma tomada que não funciona, troco lâmpada. São os serviços de rotina que não deixam o cinema parar", conta com orgulho.
William trabalha na manutenção do Cine Ritz desde a sua inauguração (Foto: Letícia Coqueiro)
Para ele, trabalhar no Cine Ritz é uma "grande satisfação". "Eu gosto muito de trabalhar no cinema. De vez em quando até dá pra ver algum filme", diz. Para William, entretanto, o local está muito parado. "Infelizmente as pessoas estão deixando de vir e o Cine Ritz é um lugar muito importante para o Centro, é uma referência."
Resgate
Após 18 meses fechado por conta da pandemia de covid-19, o Cine Ritz reabriu suas portas ao público em agosto de 2021. O fechamento levou a empresa a uma grande dificuldade financeira e, por isso, conclama a população a voltar a frequentar um dos locais mais tradicionais do entretenimento em Goiânia.
Nas redes sociais do Cine Ritz, diversos posts pedem o apoio da público. "O Cine Ritz não está medindo esforços para atrair o seu público fiel e com isso salvarmos o cinema! Estivemos 16 meses fechados. Agora retornamos mais fortes do que nunca!"
Além disso, foi criada uma vaquinha on-line para ajudar a custear as despesas do empreendimento. Para participar, clique aqui.
Cine Ritz Goiânia
Telefone: (62) 3229-2221
Endereço: Rua 8, nº 501, Centro
A coluna Joias do Centro tem o apoio da Sim Engenharia
*Visite os decorados do Katedral Sky Rooftop na Rua 20, quadra 44, lote 10-12-14, Setor Central