Carolina Pessoni
Goiânia - Pão na chapa, hambúrguer, queijo, alface, tomate, bacon, molho verde e, para acompanhar, creme de morango ou um refrigerante geladinho. Salivou? Os sanduíches, ou famosos x-saladas, são considerados iguarias tipicamente goianas, com destaque especial para os vendidos nos movimentados pit dogs. Aqueles localizados na Avenida Universitária, no Centro, são, inclusive, parte da tradição da Capital.
As lanchonetes da Rua 10, como a via também é conhecida, são pontos certos para comer o lanche que é uma marca de Goiânia. Seja para fazer a refeição da noite ou parada na volta pra casa depois da balada, os pit dogs estão sempre recheados de clientes prontos para degustar os mais famosos x-saladas de Goiânia.
Wagner Chadud é proprietário de um dos pit dogs da rua 10 há oito anos, mas trabalha nas lanchonetes da avenida há muito mais tempo. "Só de pit dog na Rua 10 eu tenho 16 anos de trabalho. É um lugar de referência na cidade para quem gosta de sanduíche", afirma.
O empresário destaca que os pit dogs são uma tradição goianiense, mas que os da Avenida Universitária são os mais famosos. "Aqui na região central é melhor. Cada um tem seus clientes, alguns muito fiéis, gente que sai de longe pra lanchar aqui."

(Foto: Letícia Coqueiro)
E o negócio, que começou bem pequeno, se tornou o sustento da casa. "É o pit dog que paga minhas contas, meus filhos foram criados dentro deles. Hoje, além do Centro, tenho outras sanduicherias em diferentes regiões da cidade. É um negócio de família mesmo", diz.
Gleidson Pereira dos Santos há seis anos é gerente de outro pit dog localizado na mesma avenida, mas também já trabalha na região há mais de 10 anos. "Eu sou feliz por trabalhar aqui. É a minha renda. É o que paga minhas contas", explica.
Para ele, há uma razão para que a Avenida Universitária seja um ponto tradicional de sanduicherias no formato de pit dog. "O lanche daqui é bem diferenciado, mais gostoso. Virou mesmo uma tradição de Goiânia, o pessoal gosta muito."
Gleidson conta ainda que a popularidade da região atrai pessoas famosas. "Muita gente conhecida vem aqui. A Lívia Andrade (apresentadora) mesmo vai lanchar com a gente quase toda semana. Vai também o Amado Batista e alguns jogadores de futebol. É um privilégio ter essas pessoas em nosso estabelecimento."
Para a estudante Maria Eduarda Sales, os sanduíches dos pit dogs da Avenida Universitária têm um gostinho especial. "Desde criança eu vinha aqui com meus pais. Além do sabor, que é inigualável, os sanduíches, o ambiente, tudo me traz uma memória muito boa. Não tem nada como aqui em nenhum lugar do mundo", comenta.
Pit dog como patrimônio
A primeira sanduicheria neste formato em Goiânia foi fundada na Rua 7, no Centro, pelos irmãos Jorge e Jacob Rassi, na década de 1970. A logomarca era inspirada no cachorro de estimação da família, de onde surgiu o nome, que inicialmente era Little Dog, depois Petit Dog e, por fim, Pit Dog.
O sucesso veio certeiro. Não demorou muito para que os trailers tomassem conta dos principais pontos de Goiânia. A repercussão positiva do tipo de lanche e serviço foi tanta, que outras pessoas copiaram o modelo de negócio pela cidade, transformando-o em parte da cultura da capital. Somente em Goiânia são cerca de 1.600 estabelecimentos e 40 mil postos de trabalho nos pit dogs, que fazem parte da tradição goiana há mais de 50 anos.
Agora, além de tradição, os pit dogs são patrimônio cultural de Goiás e patrimônio cultural imaterial de Goiânia. A lei estadual foi proposta pela deputada Adriana Accorsi e sancionada pelo governador Ronaldo Caiado no dia 8 de outubro do ano passado. Já a lei municipal foi proposta pela vereadora Sabrina Garcez e sancionada pelo prefeito Rogério Cruz em 8 de junho deste ano.
A coluna Joias do Centro tem o apoio da Sim Engenharia
*Visite os decorados do Katedral Sky Rooftop na Rua 20, quadra 44, lote 10-12-14, Setor Central