Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Joias do Centro

Esfiha Quente: gastronomia de qualidade e bom atendimento desde 1982

Lanchonete de Goiânia atrai famosos | 03.12.21 - 17:59
Esfiha Quente: gastronomia de qualidade e bom atendimento desde 1982 Foto: Letícia CoqueiroCarolina Pessoni
 
Goiânia -
Em meio às tradicionais papelarias e livrarias da Rua 4, no Centro de Goiânia, uma porta verde se destaca. Bem próxima à avenida Goiás, a lanchonete Esfiha Quente é ponto tradicional para um bom lanche no coração da cidade.
 
A lanchonete foi fundada pelo casal Heloísa Estrela e Paulo Ferreira em 1982, na Avenida Goiás. "Alugamos um ponto e não sabíamos fazer nada. Não tínhamos nenhuma experiência nessa área e tudo o que fizemos foi a partir de tentativas", conta Heloísa.
 
Dona Helô, como também é conhecida pelos clientes, lembra que logo de início o nome escolhido foi Esfiha Quente, pelo fato da esfiha ser o carro-chefe da casa. "Escolhemos esse tipo de salgado para ser nosso produto principal, mas a gente não tinha noção de como fazer. Então criamos nossa massa, nosso recheio e fazíamos testes. Os clientes sempre opinavam, falavam para acrescentar ou tirar algum ingrediente, até que chegamos nessa receita de hoje", diz.
 
A empresária conta que a lanchonete passou para o endereço da Rua 4 em 1989, mesmo ano em que a receita final foi criada. Desde então, nunca mais mudou de endereço e se consolidou como um dos pontos de lanche mais tradicionais do Centro e da própria Capital.
 

As esfihas, como não podia deixar de ser, são o carro-chefe da casa (Foto: Letícia Coqueiro)

Além das esfihas - que são comercializadas nos sabores de carne, frango e presunto com queijo e tomate - a lanchonete também é conhecida por outras delícias que caíram no gosto do paladar goianiense. Torta de frango, pastel italiano, disco de carne, coxinha, enroladinho de queijo, enroladinho de salsicha, entre outros salgados, enchem a estufa e os olhos dos clientes que preenchem o balcão e as mesas para saborear os quitutes.
 
"O pessoal gosta muito também do pão de queijo, biscoito, rosquinha... Nosso bolo de cenoura com cobertura de chocolate é uma delícia", conta dona Helô, orgulhosa das criações da casa.
 
Sucos e vitaminas também atraem muitos clientes. São combinações criadas pelo sr. Paulo. "A ideia dos sucos diferentes foi do meu marido. Ele pensava: 'Vamos misturar morango com outras frutas', e assim nasceu sabores diferentes. Com as vitaminas foi a mesma coisa. Com exceção da vitamina à moda, que é um sabor comum em várias lanchonetes da cidade, todos os outros sabores são criações nossas", diz a empresária.
 
E os clientes são fiéis. "Temos clientes de muitos anos, gente que chega a vir três vezes no mesmo dia", conta dona Helô. Ela diz que se sente grata pelo reconhecimento dos consumidores. "Temos clientes em toda parte do mundo. Alguns passam anos sem vir, moram fora, e quando voltam continuam elogiando, dizem que a receita não mudou e que tudo continua gostoso. Isso é muito bonito."

Entre os clientes, muitas personalidades goianas, como artistas e políticos. "Temos alguns clientes famosos. O Gusttavo Lima mesmo já veio aqui. Semana passada o Mateus, da dupla com o  Jorge, também veio lanchar. Muita gente boa passa por aqui", diz dona Helô.


Dona Helô, o filho Gustavo e a neta Yasmin (Foto: Letícia Coqueiro)
 
A fidelidade não fica só na clientela. Os funcionários também são marca registrada do estabelecimento. "Somos conhecidos pelo bom atendimento. Tenho funcionário que já está há 23 anos com a gente. Quando ele aposentar, todo mundo vai aposentar junto", diz Heloísa, aos risos.
 
Mas a futura aposentadoria dos fundadores não vai significar o fechamento do negócio. "É por isso que as novas gerações já estão aí", ressalta a empresária. O filho mais novo do casal, Gustavo, deixou de lado a odontologia para se dedicar aos negócios da família. "Ele abriu mão do consultório para nos auxiliar aqui na casa", conta.
 
Além de Gustavo, a neta Yasmin, de 15 anos, também já ajuda no atendimento da lanchonete. "Nos horários dela, ela sempre está aqui com a gente. Meus filhos e netos cresceram aqui dentro, é um negócio que passa de geração pra geração. A outra neta, de 10 anos, também é apaixonada por estar aqui."
 
E a tradição passou a ser também de outras famílias. "Vai passando de pai pra filho. Um cliente vem, depois traz a família para lanchar também. Ser uma referência da região é muito bom e gratificante. Quando trabalhamos com qualidade e bom atendimento não tem jeito, o retorno vem com certeza", finaliza dona Helô.





A coluna Joias do Centro tem o apoio da Sim Engenharia
*Visite os decorados do Katedral Sky Rooftop na Rua 20, quadra 44, lote 10-12-14, Setor Central

 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351