Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Puro-Sangue .
Puro-Sangue .

/ atendimento@aredacao.com.br

PURO-SANGUE

Os cuidados com os protagonistas do Jockey Club de São Paulo

Veterinário detalha rotina dos cavalos | 23.12.21 - 14:19 Os cuidados com os protagonistas do Jockey Club de São Paulo (Foto: Reprodução Facebook)

Pedro Jacobson

São Paulo -
O grande espetáculo proporcionado pelo Jockey Club de São Paulo (JCSP) não seria possível sem a presença dos cavalos, os grandes protagonistas do espaço. Os animais que vivem no JCSP são realmente diferenciados. A coluna desta semana é sobre eles. Falaremos sobre a rotina e os cuidados que envolvem a vida de um cavalo de competição. 
 
Thiago Haidar é médico veterinário e treinador de cavalos. Ele frequenta o Jockey desde criança, acompanhado de um tio que sempre foi sócio do espaço. “Criávamos cavalos da raça Anglo-Árabe, portanto frequentávamos os leilões sempre. Ficávamos à procura de éguas inglesas para serem matrizes. Algumas eram arrematadas prenhas, sendo assim, de vez em quando, criávamos uns potrinhos PSI (Puro-Sangue Inglês)”, relembra Thiago sobre suas primeiras experiências com criação de cavalos.
 

(Thiago Haidar, veterinário e treinador de cavalos/Foto: Thiago Haidar)
 
A rotina dos cavalos que vivem no Jockey começa cedo. Entre às 4h30 e 6h30 são feitos todos os processos de higiene diários, tanto dos animais, quanto do local onde vivem. Nesse horário também é feita a reposição de água e ração. 
 
A seleção dos equinos para a competição é feita ainda no primeiro ano de vida do animal. “A seleção é feita não somente pelo físico, mas também é de fundamental importância a seleção pela genética e criação. O potro ou potranca precisa ser aprovado nos exames veterinários, que incluem raio x, endoscopias e testes locomotores”, explica Thiago. 
 
A grande maioria dos animais que participam das competições feitas no Jockey também vive lá. Mas em entrevista à coluna Puro-Sangue, o veterinário explica que qualquer um pode se registrar como proprietário, sendo sócio do clube ou não. Basta obter um animal e registrar um ‘stud’, que representa o conjunto de animais pertencentes ao proprietário.
 
Após esse processo, é escolhida uma equipe, contando com um treinador e um veterinário. Esses profissionais serão responsáveis pelos cuidados com os animais. O ‘stud’ também configura as cores vestidas pelo jóquei durante a corrida, considerada a bandeira deste proprietário. 
 

(Foto: Reprodução Facebook)
 
Thiago também comentou sobre os cuidados pré e pós competição. Ele aponta que muitos treinadores se preocupam com os preparos anteriores à competição, mas ressalta que os cuidados após as provas são igualmente fundamentais para a manutenção da boa saúde dos cavalos. 

“Alguns desses cuidados são: manutenção do hemograma dentro dos padrões aceitáveis, hidratação, manutenção das articulações, sistema respiratório, tecidos ósseo e muscular sadios, além de cuidados com casco e ferrageamento apropriados”, explica o veterinário. “Também não podemos esquecer da parte nutricional, lembrando que cada indivíduo necessita de um tipo de alimentação de acordo com suas necessidades. Muitos cavalos necessitam de suplementação como uma forma de complementar sua dieta”, acrescenta. 
 
Por fim, a carreira competitiva de um cavalo dura até quando ele conseguir manter a boa performance, independente de idade. “A partir do momento que alguma limitação física o force a encerrar a campanha nas pistas de corridas, outros destinos são sempre buscados, como por exemplo salto ou adestramento, equoterapias, trabalhos no campo ou somente passeios”, conta Thiago. 

Manter ambientes saudáveis e adequados para os animais é uma prioridade do JCSP, que passa por um  processo de restauro de suas estruturas. O restauro é feito pela Elysium Sociedade Cultural e tem como objetivo devolver a aparência original do clube, e preservá-lo através das décadas. Dessa forma, assim como Thiago, os frequentadores do Jockey continuarão tendo acesso à oportunidade de presenciar a magnificência desses animais.  
 

 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Puro-Sangue .
Puro-Sangue .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351