Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Joias do Centro

Praça do Trabalhador e sua história marcada por lutas e resistência

Espaço abriga Antiga Estação Ferroviária | 06.05.22 - 17:14
Praça do Trabalhador e sua história marcada por lutas e resistência Foto: Reprodução/Relatório "Monumento ao Trabalhador - estudos para a reconstrução"Carolina Pessoni
 
Goiânia - Um dos mais relevantes pontos de referência do Centro de Goiânia, a Praça do Trabalhador é um local de grande importância histórica para a capital. Para se ter uma ideia, no projeto inicial da cidade, a Avenida Goiás ligava a Praça Cívica à Praça do Trabalhador, local no qual se encontra o edifício da Antiga Estação Ferroviária.
 
Inicialmente nomeada de Praça Americano do Brasil, em homenagem ao escritor e médico que fez parte da história de Goiás, o local abrigou muitos prédios da administração municipal, como secretarias e a sede da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), companhia responsável pela administração da linha férrea que passava por Goiânia.
 
O cientista político Pedro Célio explica que, quando a praça foi inaugurada, a região onde ela foi instalada não fazia parte do Centro. "Ela ficava relativamente longe, na periferia, depois do Bairro Popular. Para além desse lugar, era só fazenda. Só depois dos anos 2000 o Bairro Popular foi oficialmente anexado ao Centro."

Até o final de 1950, a praça era apenas um espaço amplo, em frente à Antiga Estação Ferroviária. Entretanto, em 1959, a instalação do Monumento ao Trabalhador no local, fez com que a praça fosse refeita, com novos traços de urbanização e paisagismo.
 
"Isso fez com que mudasse tudo, inclusive o significado da praça. Então, os sindicatos passaram a fazer ali reuniões, assembleias e manifestações, principalmente nos dias 1º de Maio. O espaço era também o ponto final das linhas de ônibus da cidade e abrigava a Estação Ferroviária, o que, consequentemente, aumentava a circulação de trabalhadores. Com o tempo, foi-se criando o hábito de chamar o local de Praça do Trabalhador, nome que passou a ser oficial somente em 1990", ressalta Pedro Célio.


Manifestação na Praça do Trabalhador (Foto: Reprodução/Relatório "Monumento ao Trabalhador - estudos para a reconstrução")
 
 
Monumento ao Trabalhador
Construído em 1959, no governo de José Feliciano Ferreira e do prefeito Jaime Câmara, o Monumento ao Trabalhador surgiu de reivindicações de vários sindicatos trabalhistas que desejavam que Goiânia possuísse algum monumento que homenageasse os trabalhadores de um modo geral. O objetivo evidenciou a importância da luta da classe e de seu trabalho produtivo através dos tempos.
 
A construção do monumento contou com a participação do engenheiro Farid Helou, que cuidou do traçado urbanístico do local; Elder Rocha Lima, arquiteto que projetou os cavaletes de concreto para sustentar os painéis; e o renomado artista plástico Clóvis Graciano, vencedor do concurso que escolheu as obras de arte a serem expostas no local.
 
"Com a instalação do monumento, o local passou a ser um dos pontos turísticos, juntamente com a Praça Cívica e o Lago das Rosas, inclusive sendo retratado em diversos cartões postais", lembra o cientista político.


(Foto: Reprodução)
 
O monumento era formado por dois cavaletes, cada um composto por oito colunas de sete metros de altura que emergiam de dois espelhos d'água. Em cada cavalete foi instalado um painel em semicírculo, de 1,5 metro de altura por 12 metros de comprimento, sendo um de frente para o outro e com cinco metros de distância entre as duas pontas. Nesses painéis estava instalada a obra “Os Trabalhadores”, de Clóvis Graciano, toda feita em pastilhas.
 
"A praça conta com a presença da Antiga Estação Ferroviária, mas o Monumento ao Trabalhador é a expressão mais forte e significativa do local. Goiânia era uma das poucas cidades que possuíam uma obra de Clóvis Graciano, que dizia que os painéis eram um dos seus mais importantes trabalhos", afirma Pedro Célio.


Paineis de Clóvis Graciano que compunham o Monumento ao Trabalhador (Foto: Reprodução/Relatório "Monumento ao Trabalhador - estudos para a reconstrução")
 
Com o início da Ditadura Militar, em 1964, a simbologia da praça aparentemente passou a incomodar e o monumento passou a sofrer com depredação por motivos políticos e ideológicos. Em 1969, logo após a instauração do Ato Institucional Número Cinco (AI-5), o monumento sofreu sua maior agressão.
 
Pessoas supostamente ligadas ao Comando de Caça aos Comunistas (CCC) derramaram piche fervido nos painéis do monumento, cobrindo boa parte das figuras retratadas. "O prefeito à época, Iris Rezende, não restaurou o monumento para não desagradar os militares. Então, quatro anos depois, em 1973, o prefeito nomeado, Manuel dos Reis, ordenou que todas as pastilhas que sobraram fossem raspadas, ficando somente os cavaletes de concreto, sem os desenhos que representavam as lutas dos trabalhadores", explica o cientista político.
 
Após anos em ruínas, a instalação teve um fim melancólico. No mandato tampão de Joaquim Roriz na prefeitura de Goiânia (1987-1988), o monumento foi definitivamente derrubado. A justificativa era abrir espaço para o prolongamento da Avenida Goiás, por meio de um túnel, o que nunca aconteceu.
 
"As obras da Estação Rodoviária também influenciaram nessa decisão, que ninguém sabe ao certo de quem partiu. A justificativa, como vemos mais de 30 anos depois, não se consolidou, já que a extensão da Avenida Goiás se deu por um contorno à praça", diz Pedro Célio.
 
Reconstrução do monumento
Em 2003, o então prefeito de Goiânia, Pedro Wilson, instituiu um Grupo de Trabalho para avaliar o resgate do Monumento ao Trabalhador. Coordenado pelo arquiteto Aguinaldo Pacheco, o grupo debateu questões legais, estilísticas e arquitetônicas para reerguer o monumento. A discussão não avançou e o grupo foi desfeito no fim do mandato do prefeito.
 
Em 2015 surgiu uma outra mobilização, ainda maior, que reuniu sindicatos, artistas plásticos, segmentos culturais e faculdades ligadas ao tema, como de Arquitetura e Museologia. Pedro Célio foi um dos líderes desta fase do movimento, que tinha a preocupação de resgatar a história da cidade.
 
"A ideia era incluir essa revitalização no projeto do PAC Cidades Históricas. Conversamos com o prefeito à época, o Paulo Garcia, e também com a superintendência do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Goiás, mas não conseguimos sucesso. Mesmo com as diversas correções do projeto do PAC para incluir o monumento, a praça foi requalificada sem ele", lamenta o cientista político.


Projeção do novo Monumento ao Trabalhador (Foto: Reprodução/Relatório "Monumento ao Trabalhador - estudos para a reconstrução")
 
Em 2019, a Praça do Trabalhador foi requalificada como espaço de convivência e usos definidos. Conforme explica o Iphan-GO, ela recebeu pavimentação, novo paisagismo, iluminação e mobiliário. O objetivo da intervenção foi que a mesma se tornasse um espaço acessível e atraente para os que transitam pelo seu entorno e que passasse a oferecer motivos para que se adentre nela, além do monumento arquitetônico existente em seu interior – a Antiga Estação Ferroviária que recebeu obra de restauração.
 
"A expectativa do Iphan sempre foi que a Praça cumprisse o seu papel de ponto de encontro, confraternização, contemplação, e que extrapolasse o conceito de mero local de passagem.  Por fim, a Praça do Trabalhador possui grandes referências históricas, não é uma área urbana nova, mas que fez e faz parte da história da comunidade, juntamente com o edifício que nela se encontra. A Praça do Trabalhador faz parte do traçado tombado pelo Iphan", afirma o superintendente do Instituto em Goiás, Allyson Cabral.
 
Mesmo com o “esfriamento” do movimento, Pedro Célio acredita que ainda há possibilidade de uma nova instalação que faça referência ao monumento original. “Sempre tem uma chance de colocar novamente o monumento e existem várias formas de se fazer isso, até mesmo por simulação. Basta que o poder público se interesse pelo assunto”, encerra.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 13.06.2022 14:43 Eric

    Hey, this is Eric and I ran across aredacao.com.br a few minutes ago. Looks great… but now what? By that I mean, when someone like me finds your website – either through Search or just bouncing around – what happens next? Do you get a lot of leads from your site, or at least enough to make you happy? Honestly, most business websites fall a bit short when it comes to generating paying customers. Studies show that 70% of a site’s visitors disappear and are gone forever after just a moment. Here’s an idea… How about making it really EASY for every visitor who shows up to get a personal phone call you as soon as they hit your site… You can – Talk With Web Visitor is a software widget that’s works on your site, ready to capture any visitor’s Name, Email address and Phone Number. It signals you the moment they let you know they’re interested – so that you can talk to that lead while they’re literally looking over your site. CLICK HERE https://jumboleadmagnet.com to try out a Live Demo with Talk With Web Visitor now to see exactly how it works. You’ll be amazed - the difference between contacting someone within 5 minutes versus a half-hour or more later could increase your results 100-fold. It gets even better… once you’ve captured their phone number, with our new SMS Text With Lead feature, you can automatically start a text (SMS) conversation. That way, even if you don’t close a deal right away, you can follow up with text messages for new offers, content links, even just “how you doing?” notes to build a relationship. Pretty sweet – AND effective. CLICK HERE https://jumboleadmagnet.com to discover what Talk With Web Visitor can do for your business. You could be converting up to 100X more leads today! Eric PS: Talk With Web Visitor offers a FREE 14 days trial – and it even includes International Long Distance Calling. You have customers waiting to talk with you right now… don’t keep them waiting. CLICK HERE https://jumboleadmagnet.com to try Talk With Web Visitor now. If you'd like to unsubscribe click here http://jumboleadmagnet.com/unsubscribe.aspx?d=aredacao.com.br

  • 05.06.2022 22:27 Eric

    My name’s Eric and I just came across your website - aredacao.com.br - in the search results. Here’s what that means to me… Your SEO’s working. You’re getting eyeballs – mine at least. Your content’s pretty good, wouldn’t change a thing. BUT… Eyeballs don’t pay the bills. CUSTOMERS do. And studies show that 7 out of 10 visitors to a site like aredacao.com.br will drop by, take a gander, and then head for the hills without doing anything else. It’s like they never were even there. You can fix this. You can make it super-simple for them to raise their hand, say, “okay, let’s talk” without requiring them to even pull their cell phone from their pocket… thanks to Talk With Web Visitor. Talk With Web Visitor is a software widget that sits on your site, ready and waiting to capture any visitor’s Name, Email address and Phone Number. It lets you know immediately – so you can talk to that lead immediately… without delay… BEFORE they head for those hills. CLICK HERE https://jumboleadmagnet.com to try out a Live Demo with Talk With Web Visitor now to see exactly how it works. Now it’s also true that when reaching out to hot leads, you MUST act fast – the difference between contacting someone within 5 minutes versus 30 minutes later is huge – like 100 times better! That’s what makes our new SMS Text With Lead feature so powerful… you’ve got their phone number, so now you can start a text message (SMS) conversation with them… so even if they don’t take you up on your offer right away, you continue to text them new offers, new content, and new reasons to do business with you. This could change everything for you and your business. CLICK HERE https://jumboleadmagnet.com to learn more about everything Talk With Web Visitor can do and start turing eyeballs into money. Eric PS: Talk With Web Visitor offers a FREE 14 days trial – you could be converting up to 100x more leads immediately! It even includes International Long Distance Calling. Paying customers are out there waiting. Starting connecting today by CLICKING HERE https://jumboleadmagnet.com to try Talk With Web Visitor now. If you'd like to unsubscribe click here http://jumboleadmagnet.com/unsubscribe.aspx?d=aredacao.com.br

  • 03.06.2022 14:54 Eric

    Hey, this is Eric and I ran across aredacao.com.br a few minutes ago. Looks great… but now what? By that I mean, when someone like me finds your website – either through Search or just bouncing around – what happens next? Do you get a lot of leads from your site, or at least enough to make you happy? Honestly, most business websites fall a bit short when it comes to generating paying customers. Studies show that 70% of a site’s visitors disappear and are gone forever after just a moment. Here’s an idea… How about making it really EASY for every visitor who shows up to get a personal phone call you as soon as they hit your site… You can – Talk With Web Visitor is a software widget that’s works on your site, ready to capture any visitor’s Name, Email address and Phone Number. It signals you the moment they let you know they’re interested – so that you can talk to that lead while they’re literally looking over your site. CLICK HERE http://jumboleadmagnet.com to try out a Live Demo with Talk With Web Visitor now to see exactly how it works. You’ll be amazed - the difference between contacting someone within 5 minutes versus a half-hour or more later could increase your results 100-fold. It gets even better… once you’ve captured their phone number, with our new SMS Text With Lead feature, you can automatically start a text (SMS) conversation. That way, even if you don’t close a deal right away, you can follow up with text messages for new offers, content links, even just “how you doing?” notes to build a relationship. Pretty sweet – AND effective. CLICK HERE http://jumboleadmagnet.com to discover what Talk With Web Visitor can do for your business. You could be converting up to 100X more leads today! Eric PS: Talk With Web Visitor offers a FREE 14 days trial – and it even includes International Long Distance Calling. You have customers waiting to talk with you right now… don’t keep them waiting. CLICK HERE http://jumboleadmagnet.com to try Talk With Web Visitor now. If you'd like to unsubscribe click here http://jumboleadmagnet.com/unsubscribe.aspx?d=aredacao.com.br

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351