Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Via tem 14 quilômetros de extensão | 20.05.22 - 17:55
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: IBGE
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: IBGE
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: IBGE
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Divulgação
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro Carolina Pessoni
Goiânia - A maior e mais conhecida via de Goiânia nasceu no Centro da Cidade. A Avenida Anhanguera, juntamente com as avenidas Goiás, Araguaia e Tocantins, faz parte do traçado tombado em 2003 como Patrimônio Histórico da cidade, que engloba as vias projetadas originalmente, na década de 1930, pelo arquiteto e urbanista Attilio Corrêa Lima. Com seus 14 quilômetros de extensão, a avenida foi criada para ligar as regiões Leste e Oeste da cidade e se tornou elemento estruturante e eixo comercial da capital.
Essa via corta o chão goianiense desde o Jardim Novo Mundo (Leste) até o Bairro Capuava (Oeste). No centro da cidade, a Avenida Anhanguera tem um trecho de cerca de três quilômetros. O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás (Iphan-GO), Allyson Cabral, explica que a estrutura urbana de Goiânia se baseia em dois eixos perpendiculares entre si: Norte-Sul (Avenida Goiás) e o Leste-Oeste (Avenida Anhanguera), com privilégio da Praça Cívica enquanto elemento irradiador do traçado, garantindo a perspectiva do arruamento que converge até ela, "com destaque para as avenidas Goiás, Tocantins e Araguaia e ruas 10 e 26".
Avenida Anhanguera (Foto: IBGE)
"As perspectivas geradas pelo sistema viário da capital destacam edifícios e espaços urbanos nos seus pontos focais estratégicos: a Avenida Goiás liga a Praça Cívica à Estação Ferroviária; a Avenida Araguaia, ao Parque Botafogo; e a Avenida Tocantins, ao antigo Aeródromo (hoje, Praça do Avião). A Avenida Paranaíba, por sua vez, conecta o Parque Botafogo ao Aeródromo", explica. Neste contexto, a Avenida Anhanguera, que intercepta essas vias principais, acolhe edifícios e espaços urbanos diferenciados, e revela uma perspectiva especial em cada cruzamento desses.
"No cruzamento da Anhanguera com a Paranaíba, na sua porção à Leste, tem-se o Córrego Botafogo. Com a Araguaia, tem-se as vistas do Parque Botafogo (ao Norte) e da Praça Cívica (ao Sul). Com a Avenida Goiás, tem-se a amplitude proporcionada pelas duas principais avenidas na hierarquia do desenho urbano, em que as esquinas são especialmente desenhadas e a ocupação dos edifícios reproduz a forma côncava", destaca Allyson.
Uma das principais avenidas de Goiânia, a Anhanguera foi também uma das primeiras a serem construídas na capital. Apesar de planejada para ser o principal espaço comercial da cidade, a via contava com um importante papel ambiental e paisagístico no sentido de melhorar o micro-clima do local, quando ainda havia canteiros arborizados entre as duas pistas. Com a inauguração do Eixo Anhanguera, os canteiros deram lugar ao corredor exclusivo para ônibus.
Avenida Anhanguera em 2022 (Foto: Letícia Coqueiro)
Na avenida estão alguns monumentos em art decó de Goiânia. No trecho do Centro estão o Monumento ao Bandeirante (no cruzamento com a Avenida Goiás), o Teatro Goiânia (no cruzamento com a Tocantins), além do primeiro clube recreativo do centro da cidade, o Jóquei Clube.
Apesar de não haver consenso sobre quem teve a ideia do nome da Avenida Anhanguera, a certeza é que a escolha foi influenciada pela figura do bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva Filho. Além do nome, sua importância é demonstrada na estátua do Anhanguera, instalada no cruzamento da via com a Avenida Goiás (sabia mais sobre o monumento aqui).
Para o superintendente do Iphan-GO, a avenida tem seu valor enquanto elemento estruturante do traçado urbano tombado dentro do Acervo Arquitetônico e Urbanístico Art Déco de Goiânia. "Além disso, a Avenida Anhanguera também se destacou por ser um dos principais acessos à nova capital, além da ligação entre ela e Campinas. A via assume vocação comercial varejista e atacadista, mesmo que partir dos anos 1970 outros bairros também tenham se destacado com essa finalidade."