Pedro Peralta
Goiânia - O imponente design das esquadrias é uma das marcas registradas do Jockey Club de São Paulo (JCSP). Construídas em 1941 no estilo art déco, as peças, que são de ferro e bronze, passaram por um restauro completo dirigido pela Elysium Sociedade Cultural.
O estado das esquadrias do complexo antes do restauro (Foto: Reprodução JCSP)
Os itens, que estão localizados no pórtico e passadiço da entrada do complexo, estavam danificados e perderam seu brilho e originalidade com o tempo. Nesse processo de restauro, a reconstrução ocorreu em três fases distintas.
O primeiro passo foi a verificação. Todos os caixilhos de ferro foram analisados individualmente, buscando apontar problemas pontuais de sua estrutura e ferragens, como oxidação, corrosão, sujeiras e danos físicos.
Após a limpeza inicial para verificar os danos, a segunda fase do processo seguiu com a remoção das esquadrias e seções deterioradas para restauração no próprio local. Para isso, foram removidas as camadas de pinturas preexistentes e aplicado um antioxidante em toda a estrutura para conservação.
O antes e depois das esquadrias do complexo (Foto: Reprodução JCSP)
A fase final abrangeu a revisão das ferragens, que envolvem os fechos, trincos e dobradiças da armação. A partir disso, foi realizada a instalação das ferragens faltantes e substituição das danificadas, com réplicas feitas nos mesmos moldes, e também a nova pintura conforme a tonalidade original.