Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Joias do Centro

Praça Tamandaré: de point de festas a centro comercial de Goiânia

Conheça a história do local | 23.09.22 - 17:48
Praça Tamandaré: de point de festas a centro comercial de Goiânia Foto: Letícia Coqueiro/A Redação
Carolina Pessoni
 
Goiânia - A região central de Goiânia conta com áreas verdes como poucas capitais do Brasil. Entre esses espaços está a Praça Almirante Tamandaré, localizada na Avenida Assis Chateaubriand, no Setor Oeste. O bairro, que estava previsto no projeto original de construção da capital, elaborado por Attilio Corrêa Lima, teve seu processo de urbanização iniciado somente em 1950. O local onde hoje está localizada a praça era apenas um terreno vazio, sem função definida. Não demorou até que a Praça Tamandaré, como é conhecida, fosse efetivamente planejada e construída. Por ser uma das primeiras da cidade, passou a ser um dos pontos de encontro dos jovens da época. 
 
O auge do "point" ocorreu nas décadas de 1970 e 1980, em que as lanchonetes e bares mais badalados da cidade se concentravam no local. A praça também era conhecida pelos rachas automotivos, que atraíam grande público aos finais de semana. Nesta época, o contorno da praça era oval, o que fazia os pneus dos carros e motos "cantarem".
 

(Foto: Acervo Carlos William/ Reprodução de Goiânia Antiga)
 
Nos bares, intelectuais eram figuras presentes: poetas, escritores, jornalistas, artistas plásticos, músicos e publicitários eram os atores da vida boêmia da Goiânia daquele tempo. Com o tempo, a dinâmica da cidade mudou e a praça se tornou mais comercial. Os bares se mudaram para outras regiões e os fins de semana ganharam um outro colorido: o das barraquinhas da Feira da Lua.
 
A feira teve início em 1993 e é atualmente a segunda maior feira livre de Goiânia, ficando atrás apenas da Feira Hippie. São mais de 1.200 bancas. 
 
Entre os artigos vendidos estão vestuários, calçados, alimentação e até artigos de decoração. A feira é realizada todos os sábados, das 16h às 22h na Praça Tamandaré.
 

(Foto: Prefeitura de Goiânia )
 
E é também na Praça que é montada uma das mais tradicionais decorações de Natal de Goiânia. São várias atrações, como o trenó do Papai Noel, árvore de Natal e o tradicional e encantador túnel de luzes, que é montado por cima da Avenida Assis Chateaubriand.
 
Tradição
A Praça Tamandaré se tornou um importante centro comercial de Goiânia, concentrando de serviços bancários a produtos automotivos e restaurantes. Um dos salões de beleza mais tradicionais de Goiânia está localizado na Praça Tamandaré. A Barbearia New Star, de Ruimar Ferreira, é uma das referências em Goiânia e se tornou um reduto de políticos e autoridades locais.
 
Ruimar, que é barbeiro há quase 50 anos, conta que montou o negócio com o pai em 1975, no mesmo local onde funciona até hoje. "Eu e meu pai trabalhávamos no Centro, mas notamos que a cidade estava crescendo na região do Setor Oeste e mudamos nosso negócio para cá. Não saímos mais", lembra.
 

Ruimar Ferreira (Foto: Randes Nunes)
 
O barbeiro conta ainda que viu "muita coisa" acontecer na praça, até mesmo a mudança de formato. "Vi tudo aqui... Os rachas, passeatas, manifestações da Diretas Já, até mesmo a mudança da praça de redonda para quadrada."
 
Entre os quase 150 mil atendimentos já realizados por Ruimar, estão clientes do alto escalão da política goiana, como os ex-governadores Leonino Caiado, Irapuan Costa Júnior e Iris Rezende. "Temos uma história aqui nesse lugar, por isso não penso em mudar. É uma tradição muito grande."
 
Quem foi Almirante Tamandaré
O homem que empresta seu nome à praça é o Patrono da Marinha do Brasil: o Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré. O militar dedicou sua vida à Armada Imperial Brasileira, chegando a ser membro vitalício do Conselho Militar e de Justiça (mais tarde Supremo Tribunal Militar e, a partir de 1946, Superior Tribunal Militar).
 
Pouco depois de alcançar a maioridade, foi confiado a ele, pela primeira vez, o comando de um navio. Anos mais tarde, já como almirante, comandou a Força Naval Brasileira em operações de guerra em duas importantes ocasiões: Campanha Oriental e Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai.  
 
Outra passagem relevante foi na Proclamação da República do Brasil, em 1889. O Almirante Tamandaré teria se posicionado do lado de Pedro II e chegou a solicitar permissão para lançar um contragolpe, ideia que teria sido rebatida pelo Imperador. 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351