Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Joias do Centro

ESA-GO é casa da formação continuada da advocacia goiana há mais de 30 anos

Sede está localizada no Setor Sul | 14.07.23 - 19:20
ESA-GO é casa da formação continuada da advocacia goiana há mais de 30 anos Foto: Letícia Coqueiro/A Redação
Carolina Pessoni
 
Goiânia - Localizada no Setor Sul, região central de Goiânia, está a Escola Superior de Advocacia (ESA) da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO). Bem próxima ao Tribunal de Justiça de Goiás, a instituição nomeada de Conselheiro Francisco Moreira Camarço oferece cursos em diversas áreas do Direito, com o objetivo de qualificar a advocacia goiana.
 
A ESA-GO foi formalmente criada em 28 de abril de 1986, durante a gestão do então presidente da Seccional, Olavo Berquó, e mediante aprovação pelo seu conselho. No ano seguinte, ela foi efetivamente instalada. O objetivo era funcionar como um centro de estudos e pesquisas no campo do direito, com foco no aprimoramento profissional de advogados e estagiários inscritos na OAB-GO que militam tanto na capital como nos municípios do interior do Estado.
 

Antiga fachada da ESA-GO (Foto: Divulgação/OAB-GO)
 
O diretor-Presidente da Escola, Rodrigo Lustosa, destaca que a instituição surgiu em um momento político de importância ímpar. "Era um tempo de redemocratização e de gestação da nova ordem constitucional que viria a se concretizar em 1988. A ESA, a esse tempo, tinha diante de si o relevante desafio de qualificar a advocacia do Estado de Goiás, na conformidade das balizas do Estado Democrático de Direito que renascia nacionalmente", ressalta.
 
Os cursos oferecidos abrangem variadas áreas do Direito. "A instituição é dedicada à requalificação da advocacia, por meio de imersões nas seguintes áreas de competência: jurídica em sentido estrito, gestão e inovação, e humanidades e linguagem. Além disso, existem os cursos de pós-graduação lato sensu, oferecidos por instituições parceiras, sob a atenta curadoria da Escola", afirma Lustosa.
 
Além dos cursos, a ESA possui ação em pesquisa, desenvolvida por meio de grupos de estudos temáticos, vinculados às comissões do Conselho Seccional. Existem também atividades extensionistas abertas a toda comunidade, a exemplo de seminários, jornadas acadêmicas e clube de leitura.
 
As formações, entretanto, não são voltadas apenas aos advogados. "A advocacia tem se tornado uma atividade cada vez mais complexa, por isso fornecemos cursos a profissionais de outras áreas, mas que são indispensáveis às bancas atuais, neste sentido se pode mencionar cursos de gestão, marketing e secretariado. Os estudantes já têm e terão ainda mais espaço na Escola. A partir de setembro, o curso de formação de estagiários estará disponível aos acadêmicos de Direito", anuncia o diretor-Presidente.
 

Diretor-Presidente da ESA-GO, Rodrigo Lustosa (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
 
Apenas no primeiro semestre de 2023 foram realizados 302 cursos e eventos e foram emitidos 6.111 certificados. Em agosto, quando se comemora o mês da advocacia, serão mais de 150 cursos. Com a manutenção desse ritmo de oferta, ao fim do ano, a escola estará próxima dos mil cursos oferecidos. 
 
"São números impressionantes. O mais importante, porém, é que são atividades de excelência, voltadas para a formação integral das advogadas e advogados, em defesa da Constituição, da ordem jurídica do Estado Democrático de Direito e dos Direitos Humanos", sublinha Lustosa.
 
Diretor-geral da ESA Goiás entre os anos de 2016 e 2021, o atual presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, exemplificou o real significado da história da construção científica e acadêmica da ESA ao longo dos últimos anos. Na comemoração dos 37 anos da instituição, no último mês de abril, Lara avaliou e também enalteceu os últimos avanços promovidos no centro de ensino jurídico da Seccional. 
 

Presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins (Foto: Divulgação/OAB-GO)
 
“O quão importante, relevante e reconhecida é a ESA Goiás. E o quanto cada um dos diretores-gerais e diretores-adjuntos que aqui passaram fizeram sua parte. Agradeço a todos que por aqui plantaram as suas sementes de educação na ESA”, agradeceu.
 
Na mesma ocasião, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Jacó Coelho, relembrou os momentos em que exerceu a função de ensinar. Fazendo referência ao conhecimento ampliado, falou de legados deixados. 
 
 

Presidente da Casag, Jacó Coelho (Foto: Divulgação/OAB-GO)
 
"Todos os diretores-gerais que passaram pela ESA deixaram marcas históricas. Promoveram uma revolução ao colocarem em prática o compromisso de levar o conhecimento de baixo custo para toda a advocacia. Essa é e sempre será a missão desta casa."
 
Para Rodrigo Lustosa, uma das principais missões atuais da ESA-GO é a retomada da seriedade nos estudos jurídicos. "Cada tempo apresenta as suas dificuldades, os seus desafios. A ESA de hoje luta pelo desmascaramento das pílulas de conhecimento e pela contenção dos fluxos desordenados de informação, nem sempre fidedignas. Atualmente - como antes - reforçamos e espraiamos as conquistas civilizacionais dadas pelo direito, mas precisamos inibir o processo de banalização dos afazeres da advocacia, muitas vezes encenados nas redes sociais de forma infantil e superficial", completa.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351