Victor Santos
São Paulo - Certamente você já escutou aquele velho ditado que diz: "a cavalo dado não se olha os dentes". Apesar da mensagem de agradecimento que a sabedoria popular transmite, no mundo dos cavalos de corrida a realidade é outra. Isso porque a arcada dentária do animal é um cartão de visitas da condição da saúde dos equinos.
Quem explica melhor sobre o "sorriso" dos equinos é o veterinário e treinador de cavalos do Jockey Club de São Paulo, Thiago Haidar. "Olha-se os dentes sim e é muito importante que sejam vistos com um certo rigor, porque a dentição do animal é de suma importância tanto para a parte mastigatória, quanto para a parte do sistema digestivo do cavalo, que como o nosso sistema, se inicia na mastigação", disse em entrevista ao jornal A Redação.
Com tamanha importância e sensibilidade na região dos dentes destes animais, torna-se fundamental o acompanhamento periódico de um dentista veterinário. "Quando você pega a ração industrializada e coloca na cocheira, você muda completamente os desgastes naturais do dente, porque a mastigação do cavalo é em rotação, em círculo, não é de cima pra baixo como a do ser humano. Então você cria vários desgastes dentários como rampas, pontes, ganchos, etc. Então a manutenção com o médico veterinário profissional em odontologia é importante desde o início da doma", explicou Thiago.
Leia mais:
Formando um campeão: a criação de um cavalo de corrida no Jockey Club de SP
O cuidado com os dentes reflete não só na saúde, como também no bem-estar dos cavalos. "Existem alguns dentes que devem ser extraídos durante fase da doma, porque é onde a embocadura do animal pode causar sensibilidade na hora que o profissional que monta e doma o animal. Isso pode gerar dificuldades, pois o cavalo começa a relutar contra, porque bem onde a embocadura apoia, você pode ter dentes incomodando ali", disse o veterinário.
Thiago Nastas Haidar é veterinário e treinador no Jockey Club de São Paulo desde 2014. (Foto: Arquivo pessoal)
Em casos extremos, a falta de cuidados com a arcada dentária dos cavalos pode causar até mesmo a morte dos animais. "É importante a manutenção dos dentes periodicamente até pra evitar problemas de saúde como cólicas. As cólicas são uma das principais causas de mortes nos equinos e muitas das cólicas são por má digestão devido a má trituração dos alimentos por conta de desgastes dentários incorretos", alertou Thiago Haidar em entrevista ao jornal A Redação.
Restauro
O Jockey Club de São Paulo passa por um processo de restauro organizado e realizado pela Elysium Sociedade Cultural, com o objetivo de recuperar o aspecto original deste complexo, dono de um inestimável valor histórico.