Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Joias do Centro

Comércio de produtos naturais mantém tradição no Centro de Goiânia

Região abriga lojas do segmento | 29.03.24 - 17:02
Comércio de produtos naturais mantém tradição no Centro de Goiânia Foto: Rodrigo Obeid/A Redação
Carolina Pessoni
 
Goiânia - Na fachada de um comércio da Avenida Tocantins, no Centro de Goiânia, encontram-se os seguintes dizeres "raízes, ervas, chás, buchas, granolas e castanhas." As propagandas estão por todo lado não só nessa via, mas em diversos outros estabelecimentos da região.
 
O Centro da Capital se consolidou como um local tradicional do comércio de produtos naturais. Desde ervas para chás até as famosas garrafadas, é possível encontrar remédios e produtos para tratar e prevenir todo tipo de doença e manter hábitos saudáveis.
 
Patrícia Alves Mangolin Resende é proprietária de uma dessas lojas. Situada na Avenida Tocantins há 15 anos, ela conta que o negócio começou porque o marido trabalhava em uma loja semelhante. “Ele achou interessante e resolveu trabalhar por conta própria, com os mesmos tipos de produtos.”
 
A empreendedora diz que a tradição de comércios do tipo na região cresceu muito nos últimos anos e que antes era mais procurado por pessoas de idade avançada. Atualmente, tem um público mais amplo. “Antigamente nossos clientes eram pessoas mais velhas e hoje muitos jovens procuram os produtos naturais, porque realmente funcionam”, considera.
 
Um dos produtos mais procurados na loja de Patrícia tem escrito no rótulo “Cura Tudo – Sem contraindicações para jovens, adultos e crianças. Sem causar efeitos colaterais.” E a empresária garante que este é o melhor suplemento natural. “Ele cura tudo mesmo! É indicado para gastrite, úlcera, pedra nos rins, fígado, circulação, ácido úrico, pressão alta, varizes, reumatismo, prisão de ventre, hemorroidas, controle de diabetes e ainda pode ser usado como vermífugo e emagrecedor.”
 

Medicina natural é encontrada no Centro de Goiânia (Foto: Rodrigo Obeid/A Redação)
 
A composição do suplemento leva a crer que ele é um remédio para todas as enfermidades mesmo. Espinheira santa, alcachofra do norte, artemísia, carqueja amarga, castanha da índia, cavalinha, chapéu de couro, ipê roxo, jurubeba e salsa parrilha compõem o produto.
 
Muitos dos clientes de Patrícia procuram a loja para comprar ervas para fazerem as tradicionais garrafadas. “A gente aprendeu com o dia a dia o que é melhor pra cada coisa e conseguimos indicar para as pessoas o que vai funcionar mesmo, se vai ser a erva pura, um chá ou uma cápsula.”
 
Na Rua 4 está localizada a loja de Ruytter Guilherme. Há 20 anos, ele e o pai resolveram trabalhar com produtos naturais por uma questão religiosa e o comércio se tornou um negócio de família.
 
Entre os produtos mais procurados pelos clientes estão aveia e castanhas, o que, na avaliação do empresário, demonstra maior preocupação da população com a saúde. “Vejo que está acontecendo uma mudança de hábito alimentar. Cada dia mais pessoas estão procurando melhorar a alimentação, incluindo mais produtos naturais no seu consumo diário.”
 

Compostos de ervas prometem resolver diversos problemas de saúde (Foto: Rodrigo Obeid/A Redação)
 
Para Ruytter, a tradição do mercado de produtos naturais na região central de Goiânia é muito positiva. “Temos clientes que vêm aqui desde quando a loja abriu e isso é muito bom. O Centro é a nossa casa, significa muito pra gente”, sublinha.
 
Bem perto dali, no cruzamento com a Avenida Araguaia, está uma das maiores lojas do segmento na região. Comandada por Maria Verônica Alves de Azevedo, o comércio está localizado no mesmo endereço há 26 anos.
 
“Já virou uma tradição as lojas de produtos naturais aqui no Centro. Eu acho isso muito bom, porque as pessoas já vão direcionadas, sabem que nessa região vão encontrar o que precisam”, afirma.
 
A clientela da empresária também é fiel, o que gera, inclusive, laços de amizade. “Tem clientes que vêm aqui sempre, nem que seja para dar um bom dia, trocar umas palavrinhas e seguir caminho. Isso faz muito bem pra gente.”
 
 
Farinhas integrais, castanhas e frutas desidratadas, além de outros alimentos são encontrados nas lojas da região central (Foto: Rodrigo Obeid/A Redação)
 
A supervisora de operações Mércia Barreto comprova o que diz a proprietária da loja. Clientes há pelo menos 13 anos, ela e a mãe frequentam o estabelecimento para encontrar os produtos naturais que consomem e manter hábitos saudáveis.
 
“Eu sou suspeita, porque já me tornei amiga da Maria Verônica. Moro no Setor Goiânia 2 e apesar de lá ter lojas assim, prefiro vir aqui no Centro. Acredito que até deveriam ter mais comércios do tipo, para incentivar a população a comer melhor”, diz Mércia.
 
Para Maria Verônica, que começou o negócio por uma necessidade de saúde e se apaixonou pelo ramo, o Centro de Goiânia é um lugar sem igual. “Muitas pessoas falam para eu ir para outro setor, abrir a loja em outro lugar, mas eu não vou. Eu acredito na região. O Centro, pra mim, é a oportunidade de trabalhar, gerar empregos, é movimento, é vida”, arremata.
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351