Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Joias do Centro

Loja Tecidos Tita ostenta legado de tradição e pioneirismo em Goiânia

Empreendimento iniciou suas atividades em 1954 | 21.06.24 - 10:54
Loja Tecidos Tita ostenta legado de tradição e pioneirismo em Goiânia Foto: Rodrigo Obeid/A Redação
Carolina Pessoni
 
Goiânia - Uma pequena loja de tecidos que iniciou suas atividades em 1954 se tornou um ponto de referência em Goiânia. Localizada na Avenida Anhanguera, a loja Tecidos Tita é a pioneira do segmento em Goiânia e considerada a primeira maior empresa atacadista de tecidos, confecções, cama, mesa e banho do país.
 
A ljoja fundada por Manoel da Cunha Rego Madruga junto da esposa, Maria. Os dois deixaram o Nordeste para empreender na nova capital de Goiás. Começou com uma pequena unidade, vendendo exclusivamente tecidos ao comerciante varejista. O nome foi escolhido por Manoel em homenagem à sua avó materna, Francisca da Costa Cunha Rego, chamada de Dona Tita. 
 
"Começaram com uma portinha e foi crescendo. No pavimento de cima da loja era a casa onde seu Manoel e dona Maria moravam. Com o tempo o comércio foi crescendo e adquirindo as salas das laterais e dos fundos", conta o diretor administrativo da loja, Genildo Tenório Filho.
 

Maria e Manoel Madruga são os fundadores da empresa (Foto: Divulgação)
 
Em 1958, Manoel abriu uma filial na cidade de Uberlândia, também seguindo a mesma linha da matriz. A partir de 1975, a loja incrementou o estoque vendendo produtos de cama, mesa e banho, além de outros produtos confeccionados.
 
Em Goiânia, o empreendimento sempre esteve localizado no mesmo endereço, na Avenida Anhanguera, próximo ao Jóquei Clube. O que começou com uma pequena loja com quadro vendedores, hoje se tornou um grande negócio de mais de 5 mil metros quadrados e cerca de 200 funcionários nas duas unidades.
 
"É uma história de muito sucesso construída por um homem que tinha ideias diferenciadas. E ele fez tudo isso sem enxergar, porque perdeu a visão por conta de um glaucoma. Ele contava que tinha a opção de fazer alguma coisa na vida ou ir para a porta de igreja pedir esmola. Então, resolveu abrir uma empresa", rememora o diretor.
 
 

Empresa foi fundada em 1954 e construiu 70 anos de história (Foto: Divulgação)
 
Mais que apenas uma loja, a marca Tecidos Tita construiu sua história de sucesso com a valorização de seus colaboradores e fidelização de clientes fundamentada em princípios sólidos, como explica Genildo. "O senhor Manoel sempre dizia que imposto não é punição, é participação. A empresa cumpre 100% de suas obrigações financeiras, trabalhistas e sociais. Não tem meio termo, é tudo de acordo com a lei", garante.
 
O maior investimento do fundador foi em seus funcionários. Com uma atuação social muito forte, construiu uma pequena vila no Bairro Goiá com casas para que os empregados economizassem o dinheiro do aluguel para dar entrada na compra do imóvel próprio. 
 
 
"Além disso, ainda tem cesta básica, ticket alimentação, plano de saúde para funcionários e seus dependentes, e incentivo à educação por meio da Fundação Manoel Madruga, que propicia bolsas de estudo e assistências farmacêuticas e odontológicas. É uma empresa que cuida muito bem de seus colaboradores", orgulha-se o diretor.
 
Não à toa, os funcionários firmam-se em longas carreiras na loja. Genildo é um exemplo de quem construiu uma longa história naquele que foi o seu primeiro e único emprego. Com 35 de casa, faz parte da diretoria administrativa e tem uma porcentagem na sociedade. 
 
"Comecei no escritório, como office boy, depois passei a tirar pedidos. Então estudei, fiz duas faculdades com apoio irrestrito da fundação e fui crescendo, subindo de cargo. São muitos funcionários com histórias parecidas, com 50 anos de carreira na empresa. A gente diz que 10 anos de Tecidos Tita ainda é fase de experiência", brinca.
 
Além de investir nos colaboradores, Manoel contribuiu para o crescimento deste tipo de comércio no Centro de Goiânia. "Ele era conhecido por ajudar os profissionais da área, com isso criou a tradição de venda de tecidos na região", lembra Genildo.
 

Loja é especializada em tecidos e tem clientes por todo o país (Foto: Rodrigo Obeid/A Redação)
 
Toda a história foi erguida com o olhar e trabalho direto do fundador, que ia pessoalmente à empresa para cuidar dos negócios. Trabalhou até os últimos dias de sua vida, quando faleceu em 2003, aos 81 anos.
 
Para Genildo, manter essa tradição não é fácil, é preciso se reinventar todos os dias. "Hoje temos um e-commerce muito forte, trabalhamos com importação e construímos uma carteira de clientes no Brasil inteiro."
 
Já são 70 anos de história, migrando da segunda para a terceira geração, seguindo os mesmos princípios da fundação, quando Goiânia ainda era uma jovem cidade. "Seguimos os valores de lealdade e honestidade, ajudando a todos. Manoel dizia que o trabalho honesto dignifica o homem e cresce o social, então a gente segue essa linha", explica Genildo.
 
Para o diretor, a empresa mantém a tradição no Centro de Goiânia porque segue esses fundamentos. "Foi fundada aqui, já passou por tantos períodos difíceis de crise econômica no país, mudança no perfil comercial da região, mas segue aqui, firme e forte."
 
Genildo se orgulha da história da empresa e de sua trajetória na loja, que começou há 35 anos. "É muito gratificante fazer parte disso", arremata.
 

 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 23.07.2024 18:35 Carlinhos de Bangú

    São os tecidos finos que eu quis passar pro Gozo e ele bateu o telefone na minha cara... palhaço sacana!

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351