Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Bordão usado era: "Não existe índio careca" | 28.06.24 - 10:51
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Reprodução/YouTube
Carolina Pessoni
Goiânia - "Tônico capilar que elimina as caspas e a queda de cabelo. Os segredos dos índios revelados pela terra. Energia da terra, proteína celular orgânica de ervas da amazônia brasileira. Porque não existe índio careca!". Se essa narração vier acompanhada da música "Another Brick in the Wall", da banda Pink Floyd, ao fundo, qualquer goianiense que assistia televisão na década de 1990 reconhece a descrição dos produtos Walter Silva.
O cabeleireiro que chegou a ser o mais famoso da capital goiana e um dos mais conhecidos do Brasil durante anos, começou a sua carreira nesse segmento da beleza na região central de Goiânia. Além de um salão de beleza, ministrou cursos e formou diversos profissionais em sua escola, localizada na Avenida Anhanguera, próximo à Praça das Mães.
Hoje, aos 66 anos de idade e aposentado, Walter Silva, o cabeleireiro e inventor, vive uma vida quase anônima na cidade de Caldas Novas. Entretanto, seus produtos milagrosos, como ele define, continuam a ser fabricados e vendidos, agora pela internet. "Continuo vendendo minha fórmula 100% natural e com eficácia comprovada", assegura.
Walter Silva, hoje com 66 anos, mora em Caldas Novas (Foto: Arquivo Pessoal)
Filho de pais religiosos missionários, Walter Silva passou boa parte da infância morando em cidades diversas pelo país e até no Paraguai. Passou parte de sua juventude em São Paulo, até que, em 1986, no auge do garimpo da Serra Pelada, decidiu tentar a sorte e encontrar o tão sonhado ouro que milhares de brasileiros procuravam naquele local.
Em uma de suas expedições para encontrar as chamadas "pintas de ouro", Walter conta que ficou perdido por vários dias na mata e foi acolhido por uma tribo indígena, com a qual viveu por alguns meses. Foi a partir desse encontro que surgiu a sua fórmula que ficou conhecida não só em Goiás, mas em boa parte do país.
"Eu pude observar que os índios tinham cabelos muito bonitos. Um dia, um deles reclamou com uma anciã da aldeia que o cabelo dele estava ficando meio fraco e ela disse que ia fazer um remédio. Eu fiquei curioso e pedi para ver como ela fazia esse medicamento. A acompanhei nisso e a vi tirar as raízes das plantas. Foi a partir daí que nasceu a fórmula", revela o cabeleireiro.
Os produtos capilares, entretanto, ainda demoraram a surgir. Depois de voltar para a cidade, foi novamente para São Paulo, onde aprendeu a cortar cabelo, e só depois disso resolveu se instalar em Goiânia.
Walter Silva atuava como cabeleireiro e maquiador em Goiânia (Foto: Arquivo Pessoal)
"Cheguei em Goiânia e fui trabalhar como cabeleireiro no espaço Casa Bela. Logo me destaquei na profissão, porque tinha trazido inovações e era muito rápido para fazer os cortes. As pessoas gostavam de mim", rememora.
De acordo com Walter, foi ele o criador de cortes desconectados, desfiados, desfiados progressivos, aerodinâmicos e os famosos asa delta. "Esses cortes diferentes foram invenção minha. Na época ninguém imaginava que isso ia virar moda no mundo", diz.
Quando começou a se destacar, foi convidado a assumir o salão de beleza do antigo Hotel Papillon. "Peguei o salão e me destaquei. Com pouco mais de um ano que eu estava lá, fiquei mais famoso que o hotel", conta Walter Silva.
Posteriormente, abriu seu negócio no Setor Marista e, em seguida, voltou para a região central, onde alugou o andar inteiro de um prédio na Avenida Anhanguera, em frente à Praça das Mães, e montou a sua escola. Walter estima que formou cerca de 4 mil profissionais com seus cursos.
"Era um curso de três meses, com quase 300 alunos em cada turma. Então, por ano, eu formava quase mil alunos. Vinham muitas pessoas de outros estados, como Rondônia, Mato Grosso, Bahia, porque eu fiquei famoso no Brasil inteiro", afirma.
Até então, sua atuação era de um cabeleireiro comum, com destaque na sociedade. A revelação de sua fórmula surgiu durante um sonho, em que se lembrou de sua experiência e vivência com os indígenas na Amazônia.
"Um dia eu tive um sonho que eu ia fazer um remédio para nascer cabelo. Contei para uma funcionária, que debochou do que eu disse. Aí, fui atrás de raizeiros, comecei a pegar as plantas e me lembrei de como era feito. Fiz e deu certo", conta o inventor.
Seus feitos atraíam a atenção. Juntamente com sua equipe, fez penteados e maquiagens gratuitamente para mais de cem noivas em um casamento comunitário em Goiânia. Quando foi candidato a deputado federal, cortou em um único dia o cabelo de mais de 800 pessoas, de graça, na Praça do Bandeirante, no Centro de Goiânia.
Quando foi candidato a deputado federal, o cabeleireiro fez 800 cortes de cabelo em um único dia na Praça do Bandeirante, no Centro de Goiânia (Foto: Reprodução/@goiastemhistoria)
Com os holofotes sobre seu trabalho, Walter Silva ganhou notoriedade. Atendeu muitos artistas, como a dupla sertaneja Leandro e Leonardo, os atores Mauro Mendonça, Regina Duarte e Nicete Bruno, além do cantor Belchior, entre várias personalidades.
Sua fama o levou a trabalhar nos bastidores de uma emissora de televisão, no cuidado da beleza dos apresentadores. Com isso, ganhou espaço comercial e passou a divulgar os seus produtos. "Trabalhei dez anos nessa empresa e eu tinha quatro comerciais de um minuto cada, por dia. Chegou a um ponto que eu tinha 10 minutos por dia em várias emissoras de Goiás e fiquei muito conhecido", lembra.
Seus comerciais até hoje são relembrados pelos goianos. Um grande destaque era a música da banda Pink Floyd, que fazia o fundo musical enquanto o cabeleireiro falava da fórmula e da eficácia de seus produtos.
"Eu sempre fui fã da banda, gosto de todas as músicas deles, mas essa usei como um incentivo. É uma música de palavras muito fortes, que aborda sobre a manipulação na escola e que falava muito comigo. Eu não estudei nada, tenho só até o quarto ano primário, mas falo cinco idiomas e tenho uma carreira profissional reconhecida", orgulha-se.
Propagandas dos tônicos capilares de Walter Silva ficaram famosas e até hoje fazem parte da memória dos goianienses (Vídeo: Reprodução/YouTube)
Sobre a composição da sua fórmula, que ainda hoje é vendida, Walter Silva se limita a uma explicação que considera científica, uma "nanotecnologia avançada", conforme explica. "É um princípio ativo que nasceu de uma fusão orgânica nominativa e quantitativa de componentes vegetais em cilindro, gerando acidez negativa na água não-desmineralizada."
Entre os componentes do produto artesanal estão ferro, fósforo, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio e cobre que, junto a outros elementos não revelados pelo cabeleireiro para garantir o segredo da fórmula, formam o que ele chama de "bactéria mutante do oxigênio". "Essa bactéria se encontra viva na Amazônia e, como os índios vivem no meio da selva natural, eles são imunizados de doenças da calvície. É por isso que eu falo que é bom lembrar que não existe índio careca", assegura, repetindo o seu mais famoso bordão.
Walter Silva foi o responsável pelos cabelos da dupla Leandro e Leonardo (Fotos: Arquivo Pessoal)
Walter Silva garante que seu produto cura calvície de qualquer espécie, seja ela genética ou adquirida. "Resolve problemas de alopécia e qualquer tipo de falhas de cabelo na barba, na sobrancelha, faz nascer até cílios. O produto é orgânico natural, não-tóxico, não-químico e não faz mal nenhum. É uma coisa extraordinária!"
Desde 2012, Walter Silva mora em Caldas Novas. Após enfrentar problemas de saúde, como infartos, pneumonias e um acidente vascular cerebral, vive uma vida mais pacata como aposentado na cidade das águas quentes.
Mesmo fora do centro das atenções, o cabeleireiro e inventor continua produzindo os seus produtos que prometem resolver os problemas de calvície. Atualmente, está em busca de investidores para retomar o auge dos negócios. "Estou caminhando para ter minha indústria de novo. Quero estruturar uma empresa para torná-la uma multinacional e distribuir esse remédio para o Brasil e o mundo todo a um preço acessível."
Walter Silva reforça que é "detentor da única fórmula no mundo que cura a calvície" e que foi "testada por laboratório e registrada duas vezes no Ministério da Saúde com 95% de eficácia comprovada, a maior apontada." "Esse remédio curou milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Esse é meu legado", conclui.
Linda patricia
Incredible love ??
21 minHá 21 minutos
Responder
Linda patricia
I saw his hair grow and grow quickly, because his using natural hair tonic, this is true, and very good the best hair tonic in the world ??
28.06.2024 13:36
Marcelo Roriz
Eu já usei a Fórmula WS, posso afirmar com toda certeza que é muito eficaz. Conheço inúmeras pessoas que usaram e também estão muito satisfeitos com os resultados e com a eficácia da fórmula WS. Sou muito grato ao Walter Silva por ter meus cabelos restaurados com o uso da FÓRMULA WS.
28.06.2024 12:10
antonio walter da silva
esta é a verdades dos fatos interessados liguem 64 992784060 WhatsApp feliz dia para você .;;;;;;