No governo, é grande o entusiasmo com o retomada da obras e inaugurações e a agenda positiva para 2013. A recuperação dos índices de aprovação da administração tucana já aparece nas pesquisas de consumo interno, apontando que o governador Marconi Perillo poderá chegar em 2014 como favorito para levar a eleição.
Obras
O governador Marconi Perillo cumpriu intensa agenda neste sábado (15/12). Para inaugurar obras, esteve em sete cidades. A maratona começou a
às 8h em Ipameri, onde foi inaugurado o primeiro trecho da reconstrução da GO-020 ( 50,4 Km), entre Pires do Rio /Cristianópolis. Depois, o tucano passou por Urutaí, Pires do Rio, Palmelo,Santa Cruz, Cristianópolis e São Miguel do Passa Quatro, onde recebeu homenagem também. E às
6h30, o governador tuitou cumprimentos à presidente DIlma pelo aniversário e avisou que estava de saída para o rush de inaugurações.
CPMI
Segundo os bastidores do Congresso Nacional, 21 votos estão no forno para derrubar o inconsistente relatório do deputado Odair Cunha na CPMI do Cachoeira.
Salário
O reajuste do Piso Nacional dos Professores já foi definido pelo Ministério da Educação (MEC). Ao contrário deste ano em que ficou muito acima dos índices inflacionários, a correção dos salários em 2013 ficará em modestos 3,8%, frustrando a categoria que alimenta uma pretensão maior. Resta saber se os sindicatos vão se mobilizar contra o governo petista, como fizeram este ano com as administrações estaduais.
Rebeldes
Os deputados Humberto Aidar e Isaura Lemos quebraram o pacto da oposição e foram ao almoço do governador Marconi Perillo com parlamentares nesta quinta-feira (13/12) no Palácio das Esmeraldas.
Nem lá, nem cá
Outro que compareceu ao almoço com Marconi Perillo e sinalizou que não será oposição ao governador na Assembleia é o deputado Simeyzon Silveira. Ele pertence ao PSC de Vanderlan Cardoso e candidatou-se a prefeito de Goiânia com o apoio do ex-prefeito de Senador Caendo e Ronaldo Caiado. Simeyzon assume a vaga de Misael Oliveira no parlamento.
Mal visto
Depois de comparecer no almoço do Palácio das Esmeraldas, o deputado Lincoln Tejota votou com a oposição para retirar da pauta o projeto de aumento da alíquota previdenciária dos servidores públicos. Lincoln integra a base aliada e sua atitude gerou mal estar no Palácio.
Ensinamentos
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, jura que não é candidato a governador em 2014. A nova negativa foi feita nesta quinta-feira durante a diplomação pela reeleição. Nos bastidores, comenta-se que Maguito estimula o filho Daniel Vilela a sair candidato, como forma de renovar o PMDB e colocar fim ao comando de Iris Rezende.
Bronca
Depois de criticar publicamente a transformação da AMT em SMT, Senivaldo Ramos, presidente do órgão, ganhou uma reprimenda do prefeito Paulo Garcia e saiu à campo para dizer que não disse o que disse.
Punho forte
O deputado Ronaldo Caiado é o novo líder do DEM na Câmara dos Deputados.
Briga
No dia da votação do regime de urgência do veto à lei dos royalties na Câmara dos Deputados, Ronaldo Caiado e Anthony Garotinho quase saíram nos tapas. O ex-governador do Rio de Janeiro fazia pressão na deputada Rose de Freitas (PMDB) que presidia a sessão, e ganhou um empurrão do goiano. A turma do deixa-disso evitou a troca de sopapos entre os dois.
Posse
O prefeito eleito de Caldas Novas, Evandro Magal (PP) e o vice-prefeito, Marco Aurélio Palmerston (PSDB) e os 15 vereadores de Câmara Municipal serão oficialmente diplomados pela Justiça Eleitoral na próxima segunda-feira (17/12). A cerimônia de diplomação acontecerá às 18 horas no Auditório Ipê Roxo, localizado no Terminal Rodoviário de Caldas Novas.
Adeus
O médico Boaventura Braz de Queiroz, deixou hoje a direção do HDT, depois de 14 anos no cargo. O ex-diretor foi o responsável pelo tratamento de Marconi, quando ele teve dengue. Agora, a organização social baiana Sócrates Guanaes colocou seu superintendente André Guanaes no lugar.