Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Piry tem referências nordestinas | 23.02.21 - 14:14
(Foto: Reprodução)José Abrão Especial para o AR
Goiânia – O artista plástico Romildo Rocha, natural de São Luís (MA), agraciou Goiânia com uma de suas obras originais. No último final de semana ele concluiu um mural no Piry Bar e Restaurante, localizado na Avenida C-01, no Jardim América.
A parceria não vem por acaso: com 42 anos de história, o bar é conduzido por Chico Piry e seu filho, o chef Danillo Ramos. O nome do estabelecimento é uma homenagem a Piripiri, cidade do interior piauiense.
(Foto: divulgação)
O contato foi feito através do artista Renato Reno, do grupo goiano Bicicleta Sem Freio. “Eu queria fazer uma reforma e incluir conteúdo que fosse relevante”, relembra Ramos. “Quando vi o Instagram do Romildo, fiquei muito feliz logo de cara. A arte dele casa muito bem com a nossa proposta de ser a embaixada do Nordeste em Goiânia”.
O chef do bar conta ainda que sentiu uma ligação cultural muito forte com Romildo. “Deu muito certo essa nossa simbiose, tanto pelo lado artístico quanto pessoal”, afirma.
Romildo Rocha não conhecia a capital goiana, mas diz que se encantou. “Eu curti demais Goiânia, foi como uma extensão de onde eu já estava, do Nordeste, com um povo muito acolhedor e que me recebeu muito bem. Pretendo voltar em breve”, promete.
Romildo Rocha(Foto: divulgação)
Com grande influência estética da xilogravura da literatura de cordel e dos azulejos portugueses, Rocha se inspira na cultura popular maranhense para enriquecer suas obras. Estes elementos estão presentes no novo mural em Goiânia. “Pegamos algumas palavras-chave que não podiam faltar e trouxe muitos destes elementos da xilogravura, o preto e branco, e da brincadeira”, comenta o artista.
Com a arte de Rocha, foi reforçada a conexão Goiás-Nordeste. Romildo ficou nacionalmente conhecido no ano passado após seus murais do projeto Cores da Vila, que enfeitaram o bairro Vila Embratel na capital do Maranhão, bombarem nas redes sociais.
A repercussão rendeu um convite para participar do programa Encontro, com Fátima Bernardes, em outubro. De lá pra cá, o artista tem realizado exposições e levado o seu trabalho e um pedacinho do Nordeste para todo o Brasil.
Agora o artista planeja focar na produção de telas e pinturas, mirando uma exposição internacional. De Goiânia, diz estar com saudades: “queria agradecer muito a todos da família do Danillo, às pessoas que eu conheci. Me senti em casa, tanto que passei quase um mês em Goiânia, que não era o planejado (risos). Me acolheram”, finaliza.