Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Marco Histórico

Prefeitura de Goiânia lança concurso cultural pelos 100 anos do Art Déco

Veja como participar | 20.05.25 - 00:08 Prefeitura de Goiânia lança concurso cultural pelos 100 anos do Art Déco Prefeitura de Goiânia lança concurso cultural centenário do do Art Déco. Foto: Reprodução)

Michelle Rabelo
 
Goiânia - A Prefeitura de Goiânia está em busca de “cartas de amor". Um amor construído pelos mais velhos e ressignificado por quem segue explorando a cidade, se encantando por suas paisagens, admirando suas cores e formas e se surpreendendo com suas simetrias que mais parecem desenhos. São essas correspondências que interessam às secretarias municipais de Cultura (Secult) e Educação (Seduc). As pastas lançaram, em conjunto, nesta segunda-feira (19/5), um concurso artístico em alusão ao centenário do Movimento Art Déco. O objetivo é que os participantes abusem da criatividade e da sensibilidade para se declararem pela paisagem arquitetônica da cidade.
 
Parte da iniciativa, que ocorre em parceria com a Elysium Sociedade Cultural, é voltada para a produção de cartas que reflitam, em tom de celebração e homenagem, sobre o papel do Arte Déco na representação da cidade. "A ideia é que os participantes possam conhecer mais sobre esse legado, entender a sua relevância e se apaixonar pelo estilo que se consolidou, lá atrás, como a linguagem oficial da nova capital", explica o prefeito Sandro Mabel, presente na solenidade. 
 
O chefe do Executivo municipal aproveitou a ocasião para reforçar o compromisso de revitalizar o setor Central, onde está praticamente todo o acervo Arte Déco da cidade. "Vamos limpar as fachadas dos prédios, colocar o Arte Déco para fora e mostrar como essa arquitetura é primorosa. Além disso, já temos programados pequenos restauros em pontos importantes como a Torre do Relógio, a Estação Ferroviária e o Trampolim, no Lago das Rosas."
 
Visibilidade ao passado
Mabel acompanhou de perto a divulgação dos detalhes do concurso, que foram apresentados no Teatro Goiânia Ouro. Segundo o regulamento, dentro da competição textual, outros estilos, como conto de fadas, autobiografia e artigo de opinião, também terão espaço. Desta modalidade, porém, só poderão participar alunos da rede municipal de ensino, que devem se inscrever até 30 de junho. Segundo Giselle Campos Faria, nome à frente da Seduc, a decisão de limitar a participação aos estudantes é uma forma de mostrar a força da educação aliada à arte, à cultura e à memória.
 
"Em um momento tão simbólico como este, precisamos valorizar não apenas o que estamos construindo para o futuro dos nossos estudantes, mas também aquilo que nos trouxe até aqui. As marcas que a nossa história deixou nas nossas ruas, nas escolas e nos edifícios da nossa cidade. Queremos que eles conheçam mais sobre o patrimônio cultural que pulsa identidade e que precisa ser reconhecido e valorizado por todas as gerações", disse Giselle.
 
Ao todo, haverá cinco categorias, costuradas pelo mesmo tema: A influência do Art Déco na identidade cultural de Goiânia". 
 
- Educação Infantil: desenho com legenda
- 4º ano do Ensino Fundamental I: conto de fadas
- 7º ano do Ensino Fundamental II: autobiografia
- 8º ano do Ensino Fundamental II: artigo de opinião
- Educação de Jovens e Adultos: carta

Giselle classifica o concurso como uma ação que convida os estudantes a mergulharem na história da cidade com olhos curiosos e criativos. "Queremos que nossas crianças e adolescentes se tornem pesquisadores e autores da própria cidade, resgatando memórias, reconhecendo forças. Ao participarem da iniciativa, eles constroem ponte entre passado, presente e futuro. Se tornam protagonistas da preservação e da valorização do patrimônio cultural da nossa querida Goiânia."
 
Fotografia
Uma outra parte da competição, igualmente voltada para declarações de amor à cidade, será feita por meio de fotografias - sempre tendo como inspiração a herança arquitetônica presente em pontos icônicos da capital, como o Coreto da Praça Cívica, o Palácio das Esmeraldas, a Torre do Relógio, a Estação Ferroviária, o Grande Hotel e o Teatro Goiânia. Neste caso, cujo tema é "100 nos do Arte Déco", podem participar, fotografando a relação entre Goiânia e o movimento artístico/arquitetônico, estudantes, fotógrafos profissionais e amadores, assim como a comunidade em geral. As inscrições devem ser feitas até 4 de julho

O objetivo, de acordo com a organização do evento, é estimular novos olhares sobre a presença e permanência do Art Déco em Goiás. "Queremos ver através da sua lente os detalhes, fachadas, elementos e influências desse estilo que ajudou a moldar a identidade urbana da nossa cidade e do nosso Estado", traz o material de divulgação. 
 
Segundo o ex-deputado Barbosa Neto, apontado pelo próprio Sandro Mabel como voz ativa por trás da campanha “Goiânia Art Déco – 100 Anos”, é importante contar com a participação popular em uma iniciativa que celebra a cidade de maneira tão pragmática. "As gestões passam, mas a cultura se perpetua, ela faz com que a gente se insira no debate nacional e até internacional. Que a gente seja visto, notado, considerado. Estamos colocando toda a relevância de Goiânia em foco" disse, se referindo ao patrimônio arquitetônico e cultural da capital, que possui o maior conjunto Art Déco do Brasil e o segundo maior do mundo.
 
De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Goiânia fica atrás apenas de Miami, nos Estados Unidos. Atualmente, 22 bens estão tombados pela entidade, como o Grande Hotel, o antigo prédio do INSS, o Palácio das Esmeraldas e o Coreto da Praça Cívica.
 
Valorização do acervo
Diante da grandiosidade dos dados, o diretor técnico da Elysium Sociedade Cultural, Wolney Unes, aproveitou para reforçar a importância de iniciativas como o concurso cultural. "A partir do momento em que a gente insere a população em projetos como este, que jogam luz sobre a construção de ícones da arquitetura de Goiânia, contribuímos para a recuperação e valorização desse acervo."

Unes, que também é diretor executivo do jornal A Redação, defende, há tempos a criação de projetos que articulem ações nas áreas da educação, cultura e turismo, o que facilitaria a criação, ou o fortalecimento, de vínculos entre a cidade e a população que mora nela, estabelecendo, de fato, um sentimento de pertencimento em quem convive diariamente com um acervo tão rico. Para ele, a iniciativa da Prefeitura contribui, e muito, para colocar na pauta de discussões a urgência de se pensar em educação patrimonial.
 
O que é o Art Déco?
O Art Déco é um movimento artístico e arquitetônico que floresceu nas primeiras décadas do século XX e se consolidou como um símbolo de modernidade, sofisticação e inovação estética. Suas principais características incluem o uso de formas geométricas, linhas retas, simetrias bem definidas e uma ornamentação que alia elegância e funcionalidade.
 
Leia mais:
Entenda como o estilo Art Déco moldou a capital
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351