A Redação
Goiânia - O escritor, cartunista e diretor Christie Queiroz, criador da Turma do Cabeça Oca, está entre os indicados da edição 2025 do Troféu HQ Mix, a mais importante premiação dos quadrinhos e artes gráficas no Brasil. Esta é a segunda indicação do autor, em 2020, conquistou o 2º lugar com o espetáculo teatral Turma do Cabeça Oca Contra o Bullying. A data e o local da cerimônia serão divulgados até o final de setembro
Em 2020, o primeiro lugar ficou com o filme Turma da Mônica: Laços, produção que também figurou entre os grandes destaques nacionais. Agora, a Turma do Cabeça Oca volta a disputar o reconhecimento ao lado de produções de peso do cenário brasileiro e internacional.
Neste ano, a obra Turma do Cabeça Oca no mundo de Cora Coralina concorre na categoria Produções para outras linguagens, que contempla obras adaptadas para formatos como teatro, cinema, documentários, séries e exposições, reforçando a presença da Turma do Cabeça Oca em diferentes expressões artísticas.
Lista de indicados
Ao todo, são 28 categorias, com cerca de dez indicações para cada. Além dessas, ainda há outras categorias, que são escolhas de outras Comissões Julgadoras e de premiação, como os trabalhos de TCC, Doutorado e Mestrado para a área acadêmica, e Projeto Gráfico, Relevância Internacional, Grande Mestre, Projeto Editorial e as necessárias homenagens.
Agora, a lista dos indicados entra para a votação do júri nacional, que conta com mais de duas mil pessoas que trabalham na área de produção e pesquisa de quadrinhos, e terão o período do dia 10 até 25 de setembro para eleger os vencedores de cada categoria.
“É um deleite e um martírio ser presidente do júri do Troféu HQMIX, pois a cada edição podemos vislumbrar mais diversidade, contemporaneidade e temáticas de todas as regiões do Brasil, inclusive, o Norte se inscreveu em peso! Sendo assim, a Comissão Julgadora não pode deixar de prestigiar esta paisagem deslumbrante, selecionando mais de 10 obras na maioria das categorias”, comenta a presidente do júri e copresidente do HQMIX, Daniela Baptista.
A Comissão Julgadora da fase de indicados é composta por: Anne Quiangala (pesquisadora na área de quadrinhos); Nara Bretas Lage (pesquisadora e jornalista especializada na área de quadrinhos); Thiago de Barros Carneiro (profissional de Comunicação, criador e produtor de conteúdo do AfroNerd); e Natania Aparecida da Silva Nogueira (Dra. em História e pesquisadora); José Alberto Lovetro (jornalista e presidente da ACB) e Daniela Baptista (presidente da comissão de júri).
Troféu
Foi criado em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual com a finalidade de premiar e divulgar a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas como um todo no Brasil. A cada ano são escolhidos, por meio de votação, os que mais se destacaram entre as várias categorias que compôem a premiação.
Desde o início o apresentador Serginho Groisman tem sido parceiro nesta jornada. A Associação dos Cartunistas do Brasil e o Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil são as duas entidades que organizam o troféu.