Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Cultura

Dança contemporânea: Espetáculos premiados chegam a Goiânia nesta sexta (3)

Apresentações também passam por Aparecida | 29.09.25 - 22:58 Dança contemporânea: Espetáculos premiados chegam a Goiânia nesta sexta (3) Dança contemporânea: Espetáculos premiados chegam a Goiânia nesta sexta (3). (Foto: Carol Pires)

A Redação
 
Goiânia - Goiânia recebe, na sexta-feira (3/10) e no sábado (4/10), três espetáculos de dança contemporânea premiados nacionalmente. À frente dos projetos, que ocupam a Federação de Teatro de Goiânia (Feteg), estão os artistas Camila Fersi e Alysson Amancio - em uma junção entre Rio de Janeiro e o interior do Ceará. A dupla, que já passou por Belém, Macapá, São Paulo, Campo Grande, Londrina e Teresina, agora trazem as performances de "Coisa", "O cheiro da lycra" e "Isso não é uma coreografia" ao público goianiense. A turnê acaba em Juazeiro do Norte. 

A programação, que é gratuita, inclui rodas de conversa que ocorrem logo após cada apresentação. Na quinta-feira (2/10), também serão oferecidas duas oficinas abertas ao público, desta vez, no Instituto Federal de Goiás de Aparecida de Goiânia. Na ocasião, Alysson Amancio ministra cursos sobre danças de enfrentamento, e Camila Fersi fala sobre jogos e improvisações em dança. A iniciativa faz parte do Circuito Funarte de Dança Klauss Vianna 2023.
 
Segundos os artistas, o projeto busca estreitar laços e fomentar novas conexões entre artistas e espaços de dança em todo o país. Nos últimos anos, a dupla conseguiu transgredir a distância física para construir ações conjuntas, na tentativa de desterritorializar espaços outorgados das danças e se fortalecer mutuamente. Cada um à sua maneira, os artistas construíram carreira no desenvolvimento de processos de criação, aulas, curadorias e colaborações artísticas, com a missão de difundir a dança. A partir de 2017, decidiram seguir essa toada em parceria.
 
Espetáculos
“Coisa” é uma paisagem sonora visual que instaura uma experiência sinestésica tanto para quem dança quanto para quem assiste. Habita o campo de forças entre movimentos do corpo, temperaturas das cores e frequências sonoras. Inspira-se na memória dos sentidos: um cheiro que lembra uma música, um som que lembra um lugar, um espaço que dispara uma sensação, um humor que gera movimento, ou ao contrário e pelo avesso. A Concepção, criação e interpretação é de Camila Fersi, a direção de Natália Quinderé, o figurino do Pitô e trilha sonora de Bella Com Som.
 
“O cheiro da Lycra” se faz a partir das memórias do intérprete-criador Alysson Amancio e seus enfrentamentos ao assumir-se como gay/bailarino/negro, tendo nascido “macho” no interior do Ceará, onde as expectativas são marcadas por estereótipos de gênero. O solo traz a constante e árdua luta por descolonizar-se da branca-cis-heteronormatividade. Com tutoria do artista Fauller e colaboração dos artistas Luiz Renato e Kel Maia na criação, o trabalho vem circulando pelo Brasil desde 2021.
 
“Isso não é uma coreografia” é o duo de Alysson Amancio e Camila Fersi que parte de imagens e corporalidades do interior mineiro e do interior cearense para ativar as movimentações e descrições de movimentos dos artistas. Para tal, o espetáculo incorpora o trabalho dos fotógrafos Samuel Macedo e Thalia Fersi que compõe o cenário, uma espécie de museu que vai se transformando ao longo da obra coreográfica. O trabalho propõe uma fricção entre o que se vê e o que se pode falar sobre o que é visto e assim, brinca com a elasticidade dos sentidos e o embate com as palavras que muitas vezes não dão conta dos acontecimentos.
 
Trajetória do projeto
Previsto para circular por nove cidades brasileiras, o projeto está na estrada e carrega na bagagem a experiência de ter passado por Belém e Macapá. Depois do Rio de Janeiro a dupla passou por São Paulo, Campo Grande, Londrina, Teresina, chega em Goiânia em outubro e finaliza a circulação em Juazeiro do Norte. “Iniciar nas cidades de Belém e Macapá foi muito pujante, pois pudemos concretizar exatamente o que pretendíamos no projeto inicial, que era estreitar os laços, construir outras redes e fortalecer os territórios. Em ambas cidades apresentamos em espaços alternativos, independentes e sentimos que foi importante para estes produtores culturais nortistas”, comenta Alysson.
 
“O que há nesse projeto é o desejo do encontro, a vontade de juntar os fazeres, coloca-los em circulação e compartilhar com muitas pessoas nos diversos lugares do Brasil. Colocamos em movimento o que Alysson faz no Ceará, o que eu faço no Rio de janeiro e o que nós podemos fazer juntos, à distância. Estamos tratando de diversidade, da diferença entre os fazeres e da possibilidade de convívio entre essas diferenças.”, conclui Camila Fersi.
 
As oficinas
Na circulação são desenvolvidas duas oficinas, uma seguida da outra, para que o público tenha a oportunidade de vivenciar as distintas abordagens metodológicas propostas pelos artistas. Alysson Amancio ministra Corpos de Enfrentamento e Camila Fersi Jogos e Improvisação em Dança. Para além do aprimoramento técnico artístico, o objetivo é gerar intercâmbio com os dançarinos e fazedores da cultura local.
 
“Corpos de Enfrentamento” busca uma experiência descolonizadora, com experimentos de educação somática, dança contemporânea, improvisação e o diálogo entre corpo e visualidade em processos criativos, na perspectiva de proporcionar aos participantes uma ampliação de seu repertório artístico e seu processo de criação.
 
“Jogos e improvisações em Dança” é um compartilhamento de táticas sobre produção de danças e dramaturgias através de noções sobre improvisação e composição. As aulas acontecem a partir do cruzo entre diferentes temas que orientam as improvisações e jogos propondo maneiras de compor com o espaço tanto individualmente quanto no coletivo.

Leia mais 
Goiânia recebe espetáculo de dança tribal com entrada gratuita

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351