Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

RECONHECIMENTO

Circuito sobre Art Déco organizado pela Elysium é destaque na Veja

Evento percorreu capitais brasileiras | 23.10.25 - 12:08 Circuito sobre Art Déco organizado pela Elysium é destaque na Veja Circuito sobre Art Déco organizado pela Elysium é destaque na Veja (foto: reprodução)
Caroline Louise

Goiânia
O Circuito Nacional 100 Anos do Art Déco, organizado pela Elysium Sociedade Cultural, ganhou destaque na edição da Revista Veja publicada no dia 17 de outubro. O projeto percorreu as capitais Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia, e celebrou o centenário do movimento que revolucionou a arquitetura, o design e as artes do século 20. Com mais de 35 anos de história, a Elysium é referência nacional em restauro e preservação do patrimônio brasileiro.

“Estamos redescobrindo o legado art déco e popularizando esse conhecimento”, afirmou Wolney Unes, diretor técnico da Elysium, em trecho da matéria.
 
A reportagem destacou ainda que  “mais do que um estilo arquitetônico, o art déco promoveu uma revolução do olhar”, influenciando a moda, o cinema e o design industrial, com linhas geométricas e proporções harmônicas que traduzem modernidade e elegância.

Circuito 100 anos Art Déco


Locais que receberam o Circuito Art Déco (foto: reprodução/Elysium Sociedade Cultural)
  • Salvador (11/10): No Palacete Tira-Chapéu, com o tema “Salvador para além do colonial”, o evento propôs uma reflexão sobre o legado moderno da cidade.
  • Rio de Janeiro (14/10): Realizado no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), o encontro teve como objetivo aproximar o público da relevância do estilo no Brasil. 
  • São Paulo (18/10): O Jockey Club, em processo de restauro, sediou o encontro “100 anos do Art Déco: Jockey Club de São Paulo”, considerado o maior complexo Art Déco das Américas.
  • Goiânia (22/10): Encerramento do projeto com a exposição e premiação do concurso “Goiânia: 100 Anos do Art Déco”, no Museu Frei Confaloni. 


"O Art Déco foi e continua sendo um estilo perene. Estemos em um momento de redescobrir esse legado e popularizar o conhecimento sobre ele", reforçou Wolney Unes. 

Com apoio de instituições como o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e a Prefeitura de Goiânia, o Circuito 100 Anos do Art Déco deixa como legado uma rede nacional de valorização e salvaguarda do patrimônio Art Déco, reforçando o papel da Elysium como referência na preservação da memória cultural do Brasil.

Sobre Wolney Unes


Wolney Unes, diretor técnico da Elysium Sociedade Cultural (foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
 
Wolney Unes é doutor pela Unesp e professor na Universidade de Liverpool e no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade Federal de Goiás desde 1991, promovido a titular em 2024. Lecionou em instituições internacionais como Université Stendhal (França), Seminário de Traunstein (Alemanha), Instituto Afro-Asiático (Áustria) e Universidade do Pacífico (EUA). Autor de mais de 20 publicações sobre patrimônio e arquitetura, foi indicado três vezes ao Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. Atualmente é diretor técnico da Elysium Sociedade Cultural, conciliando docência, pesquisa e projetos de restauração.

História da Elysium 
A Elysium Sociedade Cultural, entidade sem fins lucrativos, foi fundada em 1989 na cidade de Curitiba pelo casal de imigrantes Ragnhild e Guido Borgomanero. Inicialmente a Elysium dedicou-se a cultivar a cultura musical clássica, promovendo concertos, óperas, gravações de CDs e tournées de apresentações com músicos brasileiros e estrangeiros. Neste período, forneceu ainda bolsa de estudos para aperfeiçoamento a diversos artistas brasileiros, além de cursos de história da arte.

A partir de 2009 a Elysium passou a dar um novo enfoque a suas atividades: mudou sua sede para o Brasil Central, em Goiânia, e ampliou o escopo de suas ações, incluindo iniciativas voltadas para o patrimônio artístico e cultural de modo geral. Nesta nova etapa, a Elysium entendeu que, ao abranger o patrimônio como um todo, evidencia a riqueza da memória cultural. Nessa reestruturação, associou-se a um grupo de pesquisa acadêmica, memória e patrimônio cultural, em atividade há mais de dez anos, pretendendo ser seu braço executivo.

Para os antigos gregos, Elysium era a morada dos grandes após a morte – heróis e virtuosos. A Elysium pretende ser uma força a manter viva a memória desses grandes. Manter vivo o patrimônio cultural brasileiro é a contribuição da Elysium para honrar nossa memória.

Leia mais:
Circuito 100 Anos do Art Déco: Correios lançam selo comemorativo em Goiânia

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351