A Redação
Goiânia - O Morce-GO Vermelho - Goiás Horror Film Festival começa nesta quinta-feira (30/10) e segue até domingo (2/11), com sessões gratuitas no período da tarde e noite, no Cine Cultura, em Goiânia. O cinema, localizado na Praça Cívica, vai se transformar em um espaço imersivo de Halloween. Segundo a organização, além, da qualidade dos filmes, debates, conexões e o clima assustador do festival, essa edição contará com a presença de autoridades, produtores, distribuidores, realizadores internacionais e integrantes da embaixada do Uruguai. A entrada gratuita e os
ingressos devem ser retirados pelo Sympla.
A programação deste ano conta com longas-metragens, estreias mundiais e até um filme indicado ao Prêmio Goya. O público vai encontrar produções profissionais de alto nível, cuidadosamente selecionadas para representar o melhor do cinema fantástico contemporâneo, durante os quatro dias do festival.
O escritor e cineasta Marcos de Britto é presença confirmada para a palestra “Os Limites do Horror: até onde podemos ir?” O convidado irá realizar uma conversa provocadora sobre ética, criação e liberdade artística no gênero. Outro destaque é a reunião da Fantlatam – Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico, com a presença de diretores de festivais do Brasil e do exterior. Esse encontro tem potencial histórico, pois discutirá normas e resoluções conjuntas para fortalecer o circuito de festivais de gênero na América Latina.
Impulsionando o audiovisual
“O Morce-GO impulsiona o audiovisual em todas as suas nuances — desde a formação de novos realizadores até a criação de políticas públicas, como a discussão sobre a Film Commission em Goiás. Ele estimula o diálogo entre produtores, distribuidores, festivais internacionais e artistas locais, criando uma rede de colaboração que fortalece o mercado e inspira novos projetos”, destaca o diretor do festival, Cristiano Sousa.
O festival é realizado com recursos do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. Os patrocínios são da Compleite, Catral, Campeão Supermercados e Centroeste Laticínios.
Confira a programação
Na quinta-feira, (30/10) terá a exibição de curtas internacionais, às 15h. São eles: “El Coleccionista” (México), “Glory Hole” (Espanha), “La Compañía” (Espanha), “La Peste” (Argentina) e “Lucy&Fer” (México). Às 17h, mais exibições de filmes internacionais como “Miss Tétano” (Argentina), “Puedes tú solito” (Espanha), “Queda't en mi” (Espanha), “Simcha” (Israel) e “El Showman” (Espanha). A partir das 19h será a exibição da Mostra Morce-anima com os filmes “Alguma Coisa com Plutônio” (Olinda-PE), “Coma” (Ribeirão Preto- SP), “O dia da lua de sangue” (Recife- PE), “Victor” (São Paulo- SP) e “Rheum” (Salvador- BA).
Logo mais às 20h, acontecerá a cerimônia de abertura seguida de exibição do longa “Consequências paralelas” - um thriller psicológico envolvente com elementos marcantes de ficção científica, que mergulha nas complexas relações de amizade, nos dilemas do livre-arbítrio e nas consequências imprevisíveis de tentar reescrever o destino.
Na sexta-feira (31/10), às 14h, serão exibidos filmes da Mostra Nacional. São eles: “Alô” (Manaus- AM), “Âmago” (Irecê-BA), “Desdêmona” (São Paulo- SP), “Lobisomem” (Macapá- AP), “O Abismo de Ouroboros” (Fortaleza-CE), “O Gato da Varanda” (Brasília-DF). Às 15h, o público vai poder assistir a palestra “Os Limites do Horror: Até onde podemos ir?” com Marcos de Britto. Às 16h terá a exibição seguida de bate-papo do longa “Un cuento de pescadores” (México).
Às 18h o público vai poder assistir “Retratos del Apocalipsis”, que é um filme de terror argentino de 2024. O longa conta quatro histórias interligadas sobre um surto zumbi em Buenos Aires. O filme explora o início da infecção, o caos e a luta pela sobrevivência através de diferentes personagens. Logo mais, às 20h terá uma première com o filme uruguaio “Nico” seguido de bate-papo com o diretor Salomon Reyes.
Final de semana
A mostra de filmes goianos acontecerá no sábado (1º/11) , a partir das 14h. Os filmes “A queda” de Luísa Mello (Goiânia), “Gosto do fim” de Hingred Guimarães (Goiânia), “Camp Vid” de Marc Luz (Nerópolis) e “Sereia do Brava” de Luciano Evangelista (Goiânia). Após a exibição dos curtas terá um bate-papo com os diretores. A Mesa - Ações para efetivação da Film Commission em Goiás acontecerá às 15h e às 16h terá a exibição do longa argentino “El Escuerzo” dirigido por Augusto Sinay.
Na parte da noite, a partir das 18h terá a exibição do longa argentino “Gatillero”. Às 19h, terá concurso de cosplay e às 20h exibição do longa “A Herança", de João Cândido Zacharias, com a presença da atriz, Gilda Nomacce, que recebe a homenagem e participa de um debate após a sessão.
O domingo (2/11) , às 14h, o festival contará com a exibição do longa “Alucina” de Javier Cutrona (Equador). A partir das 15h vai ser realizado o II Encuentro FantLatam, a Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico. Às 16h, a Mostra Nacional com os filmes: “Olho Ruim” (Porto Alegre-RS), “Sanguíneo” (Brasília-DF), “Sugar Dead - A Baby teve um Baby!” (Paulínia, SP), “Tarefa” (Rio de Janeiro-RJ). A partir da 19h, acontece o encerramento do festival com a premiação dos melhores filmes.
Histórico
O festival nasceu de uma paixão genuína do Cristiano Sousa pelo cinema fantástico. Desde o início, a missão do Morce-GO Vermelho foi criar um espaço de celebração, reflexão e intercâmbio cultural, onde a arte dialoga com o medo, o imaginário e o poder transformador do audiovisual.
“Ao longo dessas nove edições, enfrentamos muitos desafios — logísticos, financeiros e criativos —, mas também vivemos conquistas extraordinárias. Ver o festival se consolidar como referência internacional, integrar a Fantlatam (Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico) e assumir sua vice-presidência é a prova de que o trabalho coletivo e a persistência constroem pontes reais entre artistas, públicos e países”, enfatiza Cristiano Sousa.
Hoje o Morce-GO é reconhecido dentro e fora do país. É um marco para Goiás, porque mostra talentos, estrutura e sensibilidade em um evento que une arte, economia e paixão pelo cinema. O festival prova a cada nova edição que o audiovisual goiano pulsa forte e que está pronto para o mundo.
Serviço: 9º Morce-GO Vermelho
Quando: quinta-feira (30/10) até domingo (02/11)
Onde: Cine Cultura
Censura: 18 anos