Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior
direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Goiânia – Organizado pelo poeta, crítico literário e professor da UEG, Alexandre Bonafim, em parceria com os poetas Cláudio Daniel e Fábio Júlio, o livro Antologia Selvagem: um bestiário da poesia brasileira será lançado em Goiânia, neste sábado, dia 29 de novembro, a partir das 18h, na Old Monkey Cervejaria. A obra, publicada pela Editora Cavalo Azul, de São Paulo, reúne poemas de autores de todo o Brasil que investigam a presença do animal como imagem poética, força simbólica e impulso de imaginação.
O livro apresenta um panorama lírico e crítico da poesia atual, marcado por tensões entre corpo, linguagem, memória e paisagem, em que o animal se torna operador de sentidos, gesto de leitura do mundo e forma de afeto. Segundo Alexandre Bonafim, “a presença animal percorre o volume em múltiplos registros, desde momentos de delicadeza até modos fabulares ou reflexivos”.
Vários poetas goianos participam da antologia, como Elizabeth Abreu Caldeira Brito, Heleno Godoy, Luís Araujo Pereira e Miguel Jubé, que figuram ao lado de nomes como Claudia Roquette-Pinto, Donizete Galvão, Ivan Junqueira, Maria do Carmo Ferreira, Rodrigo Garcia Lopez, Ruy Proença, entre outros.
A edição da Editora Cavalo Azul procurou estabelecer um diálogo entre tradição e contemporaneidade. Os poemas reunidos, explica Bonafim, evocam símbolos, mitos e imaginários que atravessam séculos, ao mesmo tempo que se permitem experimentar novas dinâmicas de linguagem. “O animal aparece como corpo verbal, presença sensível e ponto de fricção que ilumina movimentos da vida humana e modos de habitar a paisagem”, sustenta.
Serviço
Lançamento do livro: Antologia selvagem: um bestiário da poesia brasileira, organizado por Alexandre Bonafim, Cláudio Daniel e Fábio Júlio
Quando: 29 de novembro, sábado, a partir das 18 horas
Onde: Old Monkey Cervejaria – Rua 1136, nº 431, Setor Sul